Sexta-feira, 17 de Maio de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair
10/03/2016

Construtoras apostam no segmento de lofts e apartamentos de um quarto

Diante do desafio do trânsito em grandes cidades e também devido a mudanças no estilo de vida dos solteiros e jovens recém-casados, o mercado imobiliário já trabalha o novo nicho de mercado dos apartamentos de um quarto e os lofts. Por isso, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), promove o Café da Manhã do Sinduscon-MG Jovem com CEO da Vitacon Construtora, Alexandre Lafer Frankel, empresa com especializada em construir apartamentos compactos em áreas nobres de São Paulo.  


O evento irá reunir jovens lideranças e empresários da Construção Civil para debater as tendências deste segmento e as demandas deste novo público que é exigente e busca inovação e sofisticação. Prova disso é que, em contrapartida à localização privilegiada e soluções práticas para o cotidiano, os consumidores estão dispostos a investir um pouco a mais.


Segundo pesquisa do Sinduscon-MG, realizada pela Brain, o preço médio do metro quadrado de apartamentos de um quarto em Belo Horizonte e Nova Lima é acima de R$ 9.000 enquanto o de unidades maiores, de dois e três dormitórios, tende a ser mais baixo desse valor.


Para o presidente do Sinduscon-MG Jovem, Daniel Katz, a explicação para o preço maior está na adequação das unidades às necessidades do consumidor. “Este público é formado por jovens solteiros ou recém-casados que passam a maior parte do tempo fora de casa, na escola, no trabalho, na academia. Por isso, eles preferem espaços menores, mas bem organizados e situados próximos ao trabalho e a centros comerciais”, ressalta.


A opção por lofts e apartamentos de um quarto também traz economia. Isso porque os projetos buscam tornar os espaços múltiplos e eficientes, reduzindo a necessidade iluminação, mobília e até reduzindo a necessidade de empregadas domésticas ou diaristas.


“E esses espaços também são interessantes para os idosos, devido à proximidade com transportes públicos e empresas especializadas como lavanderias, restaurantes e farmácias com entrega a domicílio, e equipamentos públicos como praças, teatros e cinemas. Por isso, vamos debater esse novo nicho de mercado e estamos trazendo o Alexandre Frankel, que é uma referência nacional”, observa Daniel Katz.


 


Com experiência de 35 anos no mercado imobiliário, Frankel é engenheiro e também idealizador do projeto “Como Viver Em São Paulo Sem Carro”, com três livros já. Eleito cidadão sustentável em 2013 e jovem empreendedor do ano em 2014 pelo Grupo de Líderes Empresariais (Lide), o CEO da Vitacon é referência no conceito da vida sob medida, incorporando aos projetos da construtora os conceitos de mobilidade e economia do compartilhamento.