Segunda-feira, 29 de Abril de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair

Eventos

Curso: Representante da Direção (RD)

Data: 28 e 29 de setembro de 2010
Local: Auditório do Sinduscon - MG
Horário: 09:00 às 18:00 horas

REQUISITOS:
Para melhor aproveitamento deste curso, é recomendável a demonstração de conhecimentos básicos dos requisitos da norma ISO 9001:2008.

PÚBLICO ALVO:

RDs (Representante da Direção), Gerentes, Executivos que almejam a implementação; e Profissionais envolvidos na manutenção e na melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade com foco de agregar de valor para o negócio e para a organização.

OBJETIVOS:

- Capacitar os participantes para o desempenho da função de Representante da Direção conforme item 5.5.2 da ISO 9001:2008.

- Orientar profissionais para atuarem de forma efetiva e pró-ativa no papel de representante da direção (RD), de modo que esta função não gere conflitos entre profissionais, áreas e no trabalho rotineiro de implementação, manutenção e controle contínuo dos processos do Sistema de Gestão da Qualidade;

- Explorar o papel do representante da direção (RD) e as atividades sob sua responsabilidade, capacitando-o no planejamento e gestão das rotinas essenciais do sistema da qualidade.

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO:

- Conceituando RD - Representante da Direção (Gestores da qualidade);
- A importância de conhecer todo o sistema da qualidade;
- Compreensão do papel do Representante da Direção dentro da organização;
- A inter-relação e comunicação: alta direção e demais níveis de gestão;
- Perfil desejado para um bom RD;
- Atribuições do RD;
- O RD e as Normas ISO;
- Diferenças entre a ISO 9001:2008 e o SiAC PBQP-H;
- A correta abordagem de gestão por processos;
- Mapeamento de processos;
- Análise Crítica de Processos;
- Aplicação e gerenciamento do ciclo PDCA (Plan, Do, Check, Act) tornando eficiente a resolução de problemas pertinentes a gestão do sistema;
- Ferramentas para a manutenção do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Como manter equipes a fim de alcançar os objetivos da qualidade;
- Construindo Indicadores;
- Acompanhando a evolução de todo o sistema da qualidade;
- A auditoria interna do Sistema de Gestão da Qualidade;
- Coordenação do contrato de certificação;
- Método para solução de problemas;
- Melhoria Contínua - Como o SGQ pode oferecer ganhos reais para uma organização;
- O papel do RD na Auditoria de Certificação.

EXERCÍCIOS:
Análise de situações reais

MATERIAL DE APOIO:
Os participantes receberão a informação e documentos necessários para o seguimento do curso.

INSTRUTORA:
Sônia Evaristo de Souza - Psicóloga, Consultora Organizacional para implantação de Sistemas de Gestão da Qualidade, Auditora líder.