Sexta-feira, 26 de Abril de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair

Publicações Técnicas e Cartilhas

Construção em Foco

Construção em Foco

Estimular o debate sobre os mais diversos assuntos econômicos que estão na pauta do dia e como eles podem repercutir sobre as atividades da Construção Civil foi um dos objetivos deste trabalho.

Download

As características da mão de obra na construção civil e a evolução no emprego no setor

As características da mão de obra na construção civil e a evolução no emprego no setor

Este estudo traça o perfil da evolução do emprego na indústria da construção no País. Através de estatísticas oficiais, do Ministério do Trabalho e Emprego e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística é possível demonstrar o avanço no nível de escolaridade dos trabalhadores do setor e o crescimento da participação das mulheres. É possível ver, ainda, que apesar da predominância das micro e pequenas empresas na construção, são as médias e grandes empresas as responsáveis pela maior parte da absorção da mão de obra. Também é possível observar que o número de empregados com carteira assinada no país, na construção civil, mais que dobrou desde 2004. Em resumo: a pouca qualificação e a informalidade estão regredindo, e o emprego no setor tem um novo perfil, com maior escolaridade.

Download

A Nova Dimensão da Construção Civil no Cenário Macroeconômico Nacional

A Nova Dimensão da Construção Civil no Cenário Macroeconômico Nacional

O objetivo desta publicação é mostrar a evolução dos principais indicadores da Indústria da Construção. Dados sobre PIB, emprego, financiamento imobiliário, entre outros, foram utilizados para demonstrar que o setor, nos últimos anos, vivencia uma nova dimensão e começou a escrever um novo e importante capítulo em sua história. O trabalho traz dados do Brasil, Minas Gerais e Região Metropolitana de Belo Horizonte.

Download

Boletim Econômico - Especial 20 Anos

Boletim Econômico - Especial 20 Anos

A publicação tem como especial finalidade contribuir com o dia-a-dia das empresas construtoras, trazendo informações úteis e confiáveis sobre os mais diversos índices de preços e custos da economia nacional, além de dados gerais sobre o Custo Unitário Básico (CUB/m²). Esta edição buscou apresentar, em único exemplar, além de uma série dos mais variados índices de preços e de custos da nossa economia, um resumo da metodologia de cada um deles. O objetivo foi contribuir para o conhecimento técnico dos índices, facilitando a tomada de decisões nas empresas. Além disso, esta publicação é um instrumento facilitador de pesquisa, pois concentra informações consistentes de períodos passados, demonstrando uma parte da evolução econômica que o País vivenciou nos últimos anos.

Download

Cartilha Número-Índice: Uma Visão Geral - 2ª Edição

Cartilha Número-Índice: Uma Visão Geral - 2ª Edição

Este estudo busca esclarecer e facilitar o trabalho geral com números-índices.Procurou-se facilitar o entendimento sobre o assunto, detalhando alguns exemplos explicativos e práticos. O que é um número-índice, qual é o conceito de índices de preços e de custos, como é feito o cálculo da variação percentual de um número-índice, como acumular taxas, como acumular taxas negativas e cálculo pró-rata tempore são alguns dos temas tratados nesta publicação que elaborou uma sistematização das principais aplicações de números-índices. O estudo também apresenta as características principais de vários índices de preços e de custos. Aqueles que estão voltados para a parte operacional dos números-índices nas empresas encontrarão neste trabalho um manual bastante útil para o seu dia-a-dia.

Download

Primeira  < 6 7 8 9 10 >  Última