Terça-feira, 07 de Julho de 2020 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair

Eventos

Projeto Luminotécnico

Data: 01/0-6/-201
Local: Auditório Sinduscon-MG
Horário: das 09h às 18h
Link: vazio

INTRODUÇÃO:


A iluminação é um importante sistema das edificações tanto comerciais quanto residenciais. Iluminar com qualidade, consumindo pouca energia.


OBJETIVO: capacitar aos participantes ao desenvolvimento de projetos de iluminação que integrem os sistemas de iluminação natural e artificial da forma mais eficiente possível, garantindo o conforto dos usuários.


PÚBLICO-ALVO: estudantes de arquitetura e de design de ambientes e demais interessados no tema.


PROGRAMA:




  1. Conceitos gerais de iluminação e luminotécnica.

  2. Conceitos e princípios da iluminação natural

    • Os sistemas de iluminação natural,

    • Exemplos de sistemas de iluminação natural.



  3. Iluminação artificial

    • Iluminação artificial: fontes luminosas artificiais (tipos, características, usos, funcionalidade e compatibilidade com luminárias e ambientes),

    • Cálculo luminotécnico,

    • Projeto luminotécnico residencial,

    • Projeto luminotécnico comercial.




Metodologia: aulas presenciais com conteúdo teórico, métodos de cálculo e análise, além de exemplos.


INSTRUTORAS:


ANA LUCIA CHAGAS BARBOSA SANTOS - Arquiteta e Urbanista, especialista em Edifícios Sustentáveis e desempenho da edificação, profissional LEED AP BD+C. Sócia da Verdi Arquitetura e Sustentabilidade, empresa especializada em projetos sustentáveis e certificações.


CAMILA CARVALHO FERREIRA - Arquiteta e Urbanista, Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável, Doutora em Eng. Civil com enfoque em desempenho ambiental. Integrante da equipe vencedora do Prêmio OTEC de Eficiência Energética de 2010: Edição IBOPE.


Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a 2 participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas. A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.


ATENÇÃO: No pagamento via boleto bancário, a efetivação da inscrição está condicionada à confirmação de baixa pela instituição financeira. O documento poderá ser pago em qualquer agência bancária ou casa lotérica até o seu vencimento (até 7 dias da data de inscrição).


IMPORTANTE! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail. DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO: Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento implicará na perda do valor da inscrição.


Pagamento com boleto - 10% de desconto!