Sinduscon – MG

Notícias

Home / Solenidade de abertura do Construa Minas reuniu 300 empresários, autoridades e profissionais da Construção Civil em BH

Solenidade de abertura do Construa Minas reuniu 300 empresários, autoridades e profissionais da Construção Civil em BH

A solenidade de abertura do Construa Minas, realizada na noite de ontem (19/10), no The One Eventos, reuniu 300 representantes de entidades e órgãos públicos, empresários e profissionais da cadeia produtiva da construção civil. Com trilha sonora ao vivo da Bombeiro Instrumental Orquestra Show (Bios), o encontro teve como anfitriões o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Renato Michel, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins, e o ex-presidente do Sinduscon-MG e presidente do Conselho de Ética da CBIC, Teodomiro Diniz Camargos.

As boas-vindas ficaram a cargo de Renato Michel, que destacou a importância do evento para a cadeia produtiva da construção civil, integrada por cerca de 100 setores e que agregou 600 mil trabalhadores nos dois últimos anos. “Em quatro meses de produção, construímos um grande evento com o fundamental apoio da CBIC, do Sebrae e de 27 entidades do setor. Digo que o Construa Minas ficou como as Olimpíadas, aqui com quatro sedes e várias modalidades ocorrendo ao mesmo tempo”, disse.

José Carlos Martins ressaltou, em seu discurso, o prestígio do evento, que trouxe para Belo Horizonte profissionais e lideranças sindicais de vários estados. “Nosso setor está forte, porque está cada vez mais unido e há muito espaço para crescer: nossa meta é, pelo menos, dobrar o percentual da construção civil no PIB brasileiro, que hoje é de 2,6%.”

Na sequência, José Carlos e Renato Michel fizeram uma homenagem surpresa à economista das duas entidades, Ieda Vasconcelos, pela conquista do título de Doutorado em Gestão, empenho na realização do Construa Minas e a dedicação de 30 anos ao setor.

Por sua vez, Teodomiro Diniz Camargos focou seu discurso na importância de a CBIC estar presente nos estados, incentivando o desenvolvimento econômico e social de cada região. “Como dizemos aqui em Minas, a nossa Câmara Brasileira da Construção deve ser a locomotiva que puxa o ‘trem’ da construção”, brincou.

Representando o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), o diretor do Sebrae MG, Marden Magalhães, citou a parceria de longa data com o Sinduscon-MG e anunciou a criação de nove cursos direcionados às empresas e profissionais da construção civil e mercado imobiliário. João Antônio Fleury Teixeira, secretário municipal de Política Urbana de Belo Horizonte, comentou sobre a retomada econômica da capital mineira e defendeu que os órgãos públicos devem atuar como parceiros e facilitadores da iniciativa privada, simplificando e agilizando processos. Como não pôde estar presente, o governador Romeu Zema enviou um vídeo em que afirma que o Estado valoriza a construção civil como geradora de desenvolvimento, emprego e renda.

O presidente do Sebrae Nacional, Carlos Melles, foi representado no evento pela analista de Competitividade Edlamar Silva. O engenheiro Luís Pimenta, gerente das Áreas de Atendimento, Acervo, Registro e Técnica do Crea-MG, representou o presidente da entidade, Lúcio Fernando Borges.

Marcos Innecco, vice-presidente do Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Belo Horizonte (Codese-BH), e Renato Michel assinaram o contrato do “Revitaliza Centro de BH”, projeto que visa a requalificação da região central da cidade. Para finalizar a solenidade de abertura do Construa Minas, antes do coquetel comemorativo, foram feitas homenagens e exibidos vídeos sobre as trajetórias de vida de José Carlos Martins, Teodomiro Diniz Camargos e Renato Michel.

O Construa Minas apoio do Sebrae e patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas.