Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG e Seconci-MG realizam webinar sobre saúde e segurança do trabalho

Sinduscon-MG e Seconci-MG realizam webinar sobre saúde e segurança do trabalho

Cerca de 20 empresas associadas ao Sinduscon-MG e ao Seconci-MG e entidades parceiras participaram nesta quarta-feira (27/07) do webinar “Dia Nacional da Prevenção de Acidentes do Trabalho”, em comemoração aos 50 anos de instituição do Serviço Obrigatório de Segurança e Medicina do Trabalho.

O evento foi aberto pelo presidente do Sinduscon-MG, Renato Michel, pelo presidente do Seconci-MG, Ricardo Catão, e pelo vice-presidente de Política, Relações Trabalhistas e Recursos Humanos do sindicato, Gustavo Diniz, que ressaltaram a importância da implementação de ações para garantir um ambiente cada vez mais saudável e seguro aos trabalhadores da Construção Civil.

A supervisora do Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG, Andreia Kaucher Darmstadter, destacou que o Brasil foi o país precursor da instituição de obrigatoriedade nos serviços de segurança e medicina no trabalho.

“A motivação foi a iniciativa do Banco Mundial em cortar os financiamentos para o Brasil, caso o quadro de acidentes de trabalho, extremamente alto na época, não fosse revertido. Assim, o então ministro do Trabalho, Júlio Barata, publicou as portarias nº 3.236 – que instituiu o Plano Nacional de Valorização do Trabalhador – e nº 3.237, que tornou obrigatória a existência de serviços de medicina e segurança do trabalho nas empresas”, ressaltou.

Andreia também anunciou o lançamento da vigésima quarta edição do “Prêmio de Segurança do Trabalho”, uma realização do Sinduscon-MG e do Seconci-MG, que reconhecerá as empresas associadas às duas entidades que mais se destacaram na manutenção de uma cultura prevencionista. As inscrições serão abertas em agosto.

Parcerias e ações

Em sua apresentação, o Major Kleber Silveira de Castro, chefe da Divisão Operacional do 1º Comando Operacional do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), mostrou como o serviço operacional da instituição é padronizado para a realização dos atendimentos. Ele também comentou sobre a formalização de uma parceria entre o Sinduscon-MG e o CBMMG, que está em andamento, para levar mais conhecimento sobre prevenção de acidentes às empresas do setor.

“A proposta é levar um pouco da expertise dos Bombeiros de forma a buscar uma parceria ativa para que possamos visitar os canteiros de obra, conversar com as equipes de trabalho das empresas de Construção e passar um pouco de nosso conhecimento e vivência em saúde e segurança”, afirmou. Entre as ações, treinamentos nos quartéis dos Bombeiros, canteiros de obras e na Escola de Formação.

Quando se fala em prevenção de acidentes, também se fala de uma questão social. “É fazer com que as pessoas trabalhem, vivam bem, sem se acidentar”, reforçou João José Magalhães Soares, gerente de Saúde e Segurança da Cemig. O Sinduscon-MG e o Seconci-MG têm um acordo de cooperação técnica com a concessionária de energia para disseminar campanhas e projetos sobre segurança com a população. “Estivemos em empresas associadas às duas entidades fazendo palestras e treinamentos para divulgar orientações com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho com riscos elétricos para os trabalhadores da Construção Civil”, disse Soares.

Para fechar o webinar, Rangel de Andrade, diretor de Criação do grupo de produção audiovisual Todo Cultura falou aos associados sobre a utilização de recursos cênicos e audiovisuais para intervenções didáticas e educativas em segurança do trabalho. “É essencial falar com o trabalhador da Construção Civil de uma forma simples, com uma linguagem que proporcione melhor entendimento das informações de prevenção.”