Sinduscon – MG

Notícias

Home / Seminário debate sobre as patologias da construção civil

Seminário debate sobre as patologias da construção civil

Como diz o ditado popular “nem tudo são flores”, às vezes as coisas não ocorrem como o esperado, algo que acontece muito no setor da construção. Hoje (20/10), durante o 1º Seminário Técnico — Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil, o engenheiro Nielsen José Dias falou sobre as patologias desse segmento. A atividade fez parte do principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas, que será encerrado na próxima sexta-feira (21/10).

Apesar de ser um termo mais usado na medicina, no segmento da construção as patologias são “doenças” que acometem as matérias-primas da estrutura das edificações. Em muitos casos alguns imóveis vão apresentando problemas internos e externos que não foram pensados durante o processo de execução. “A falta de preocupação com o desempenho da construção e um bom projeto acarreta, na maioria das vezes, em desgastes futuros da estrutura. Algumas situações bem comuns são aparecer fissuras no reboco ou problemas com a alvenaria, levando a insatisfação de clientes e mais gastos financeiros”, explica o engenheiro Nielsen Dias.

Durante a palestra, foram mostradas algumas soluções para evitar essas patologias. É essencial ter um projeto bem detalhado e feito conforme a norma de desempenho para que a habitação tenha o resultado esperado.

Os participantes do Seminário, também, tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a Associação Blocos Brasil.  O representante Paulo Grossi destacou que trata-se de uma organização sem fins lucrativos que reúne fabricantes que possuem o Selo de Qualidade ABCP, que atendem as normas da ABNT, e que tem como objetivo o crescimento do mercado de blocos de concreto aplicados em pavimentação e alvenaria.

O Construa Minas é uma realização do Sinduscon-MG e da CBIC, com apoio do Sebrae, e patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). Tem apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas.

Elisa Senra – Agência Interface