Sinduscon – MG

Notícias

Home / Seminário aponta novas tendências no segmento de pisos

Seminário aponta novas tendências no segmento de pisos

Aprofundando nos elementos que fazem parte da construção civil, o “1º Seminário Técnico — Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil”, realizado pelo Siprocimg, debateu sobre os tipos de piso e inovações usando o cimento. A atividade fez parte do principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas, que será encerrado na próxima sexta-feira (21).

Na palestra “Boas práticas — pisos cimentícios”, o fundador da consultoria Doutor Bloco e engenheiro civil, Idário Fernandes, mostrou as inovações que podem ser feitas com o material e trouxe novas ideias de produtos. “Existem vários tipos de pisos e formatos. É possível se inspirar no mercado internacional e conhecer as principais tendências de pisos e revestimentos feitos em cimento, é uma material que tem muito a oferecer”, destacou o engenheiro.

Seguindo essa temática, também, ocorreu a palestra “Piso drenante — aplicação, desempenho e versatilidade dos pavimentos permeáveis de concreto”, ministrada pelo head regional de mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Lincoln Raydan.  As enchentes são uma grande preocupação da sociedade brasileira e tal situação tem solução através da construção civil.

“As cidades estão impermeabilizadas, os asfaltos não permitem a passagem de água e isso somado ao lixo que entope as bocas de lobo, todo ano se enfrenta inundações. Com isso, uma opção que já existe no mercado são os pisos drenantes, que permite um melhor escoamento da água. Vale destacar, ainda, que esse pavimento já está previsto na norma e já vem sendo utilizado em alguns lugares do Brasil”, destaca Lincoln Raydan.

Sobre o Construa Minas

Principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sebrae, a atividade busca promover uma integração entre as pautas do setor discutidas em âmbito nacional com as pautas regionais.

O Construa Minas tem patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas.

Elisa Senra – Agência Interface