Sinduscon – MG

Notícias

Home / Semana CANPAT Construção 2021 leva cultura prevencionista a milhares de trabalhadores do setor

Semana CANPAT Construção 2021 leva cultura prevencionista a milhares de trabalhadores do setor

Fonte: CBIC

A indústria da construção gera, atualmente, 2,4 milhões de empregos formais no país, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregado (Caged), do Ministério da Economia. Contudo, mais do que abrir novos postos de trabalho, é fundamental garantir saúde e segurança a todos esses trabalhadores, destaca o presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Fernando Guedes Ferreira Filho.

Para fomentar o tema, a entidade promove, desde 2017, a Campanha Nacional de Prevenção de Acidentes na Indústria da Construção (CANPAT Construção). Este ano, entre os dias 4 e 8 de outubro, de forma online, a Semana CANPAT Construção 2021 abordará temas como as novas Normas técnicas que entrarão em vigor no início de 2022, especialmente a NR-18 (Segurança e Saúde no Trabalho na Indústria da Construção) e o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR), além de estimular o diálogo setorial levantando discussões sobre as principais causas de acidentes de trabalho e ações de combate à informalidade no setor. A abertura do evento terá a participação do ministro do Trabalho e Previdência, Onyx Lorenzoni, e do presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Realizado em parceria com a Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério do Trabalho e Previdência, o Serviço Social da Indústria (SESI) e os Serviços Sociais da Indústria da Construção (Seconcis), o objetivo do evento, segundo Fernando Guedes, é abrir o diálogo para promover uma cultura efetiva de prevenção de acidentes, estreitar o relacionamento entre o setor produtivo e a fiscalização, além de gerar uma grande mobilização nacional com os representantes empresariais e de trabalhadores.

“O setor da construção e a inspeção do trabalho atuam em uma agenda comum, que busca melhorar as relações de trabalho, promover ações que visam garantir a saúde e a segurança do trabalhador, reduzir os índices de acidentes, impulsionar a produtividade e fortalecer o setor na economia nacional. Obra segura é obra produtiva. Obra produtiva é boa para o empresário, para o trabalhador e para o país”, enfatizou.

Para o presidente da CPRT, a ação conjunta com as principais entidades que atuam pela Segurança e Saúde no Trabalho é referência na prevenção ao acidente de trabalho no país, garantindo a redução de casos de acidentes na construção e tornando o ambiente de trabalho mais produtivo, saudável e seguro. “Hoje, nossa campanha está consolidada como símbolo da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção e já alcançou mais de 30 mil trabalhadores, empresários e líderes do setor”, destacou Fernando Guedes.

Ações nas escolas

A Semana CANPAT Construção 2021 ainda vai promover o Dia Nacional de Segurança e Saúde nas Escolas DNSSE-Indústria da Construção, no dia 8 de outubro. Segundo Fernando Guedes, a iniciativa visa levar uma mensagem de prevenção alunos e futuros trabalhadores do setor. “Ir às escolas e realizar uma palestra ou exposição aos estudantes do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental demonstra a necessidade da preocupação e cuidados com a segurança, não só em relação às atividades escolares, mas no dia a dia. Obviamente, quando se tornarem trabalhadores, esses jovens já terão a cultura prevencionista enraizada”, salientou.

A ideia é multiplicar a experiência promovida pelo Sinduscon Chapecó (SC), que criou o programa “Sinduscon na Escola”. Iniciado em 2018, a entidade realizou uma série de encontros com estudantes do 8º ano da rede municipal de ensino e alcançou mais de 3 mil jovens da cidade, com palestras e ações sobre prevenção de acidentes.

“Temos muito orgulho de integrar iniciativas como essa, que demonstram a confiança que o setor vem conquistando com a sociedade. E isso, graças a tantos atores envolvidos, como Sinduscons e associações Brasil a fora, que desde o princípio apoiaram, disseminaram e incentivaram em suas localidades as boas práticas de prevenção de acidentes. Agora queremos plantar essa semente da cidadania que vai acompanhar estes alunos por toda a vida e que certamente dará frutos, seja nas escolas, em casa, nas ruas e, futuramente, no trabalho, como empreendedores ou trabalhadores”, concluiu.

Correalizado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional) e com o apoio do Seconci-Brasil, o evento online está com as inscrições abertas pelo link https://bit.ly/SemanaCANPAT2021

Serviço

Semana CANPAT Construção 2021

4 a 8 de outubro

Evento online e gratuito

Programação e inscrições no link: https://bit.ly/SemanaCANPAT2021

Mais informações:

imprensa@cbic.org.br

Andreza Figueiredo – (61) 98154-7220