Sinduscon – MG

Notícias

Home / O 1º Seminário Técnico — Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil promove debate sobre inovações no setor

O 1º Seminário Técnico — Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil promove debate sobre inovações no setor

Promovendo muitos insights e troca de conhecimentos, o “1º Seminário Técnico — Sustentabilidade e Soluções para Construção Civil”, encerra hoje (20/10) sua primeira edição. A atividade é parte do principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas, que será encerrado amanhã (21/10).

Reunindo especialistas e estudantes, o evento debateu sobre diversos temas interessantes para o segmento da construção civil. A proprietária da PGB Engenharia, Patrícia Barbosa, trouxe na palestra “Durabilidade das edificações — norma de desempenho” uma visão sobre os aspectos que um projeto de construção civil deve ter. A Norma de Desempenho de Edificações, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT-15575) é um documento que estabelece regras para garantir conforto e segurança dos imóveis.

“Atuar conforme a norma é essencial, pois fazer uma construção não envolve só o aspecto financeiro, mas também o sonho das pessoas em terem habitações de qualidade. Por isso, pensar na durabilidade e vida útil das edificações é essencial”, explica Patrícia.

Durante o evento, foi apresentado vários aspectos da norma, que estabelece os principais elementos para se ter uma boa construção. Além disso, os participantes tiveram a oportunidade de ver quais são as consequências de não seguir as normas. O engenheiro Nielsen José Dias falou sobre as patologias desse segmento.

Apesar de ser um termo mais usado na medicina, no segmento da construção as patologias são “doenças” que acometem as matérias-primas da estrutura das edificações. Em muitos casos alguns imóveis vão apresentando problemas internos e externos que não foram pensados durante o processo de execução. “A falta de preocupação com o desempenho da construção e um bom projeto acarreta, na maioria das vezes, em desgastes futuros da estrutura. Algumas situações bem comuns são aparecer fissuras no reboco ou problemas com a alvenaria, levando a insatisfação de clientes e mais gastos financeiros”, explica o engenheiro Nielsen Dias.

Durante a palestra, foram mostradas algumas soluções para evitar essas patologias. É essencial ter um projeto bem detalhado e feito conforme a norma de desempenho para que a habitação tenha o resultado esperado.

Inovações em materiais

O Seminário, também, trouxe novidades sobre os materiais que podem ser utilizados no processo de construção. O representante da Associação Blocos Brasil,  Paulo Grossi, explicou sobre a atuação da instituição. Trata-se de uma organização sem fins lucrativos que reúne fabricantes que possuem o Selo de Qualidade ABCP, que atendem as normas da ABNT, e que tem como objetivo o crescimento do mercado de blocos de concreto aplicados em pavimentação e alvenaria.

Trazendo um novo olhar sobre o uso de materiais já bem conhecidos no mercado, o fundador da consultoria Doutor Bloco e engenheiro civil, Idário Fernandes, mostrou na palestra “Boas práticas — pisos cimentícios” inovações que podem ser feitas nesse segmento. “Existem vários tipos de pisos e formatos. É possível se inspirar no mercado internacional e conhecer as principais tendências de pisos e revestimentos feitos em cimento, é uma material que tem muito a oferecer”, destacou o engenheiro.

Seguindo essa temática, também, ocorreu a palestra “Piso drenante — aplicação, desempenho e versatilidade dos pavimentos permeáveis de concreto”, ministrada pelo head regional de mercado da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Lincoln Raydan.  “As cidades estão impermeabilizadas, os asfaltos não permitem a passagem de água e isso somado ao lixo que entope as bocas de lobo, todo ano se enfrenta inundações. Com isso, uma opção que já existe no mercado são os pisos drenantes, que permite um melhor escoamento da água. Vale destacar, ainda, que esse pavimento já está previsto na norma e já vem sendo utilizado em alguns lugares do Brasil”, destaca Lincoln Raydan.

O engenheiro civil Matheus Emerick chamou a atenção para um novo material na palestra “Inovação — vergalhão em base de fibra de vidro”. O vergalhão é uma barra de aço usada na composição das principais armaduras de estrutura de concreto. Atualmente, tem surgido no mercado o vergalhão feito com fibra de vidro.

“É um produto novo, mas que tem despertado muita curiosidade por ser um material leve e de fácil uso. No entanto, ainda é uma área nova e que necessita de estudos para ser utilizada da melhor forma possível. Fica uma dica para as empresas do segmento de construção civil, esse material tem sido muito utilizado no âmbito internacional e aparenta ser uma grande tendência para os próximos anos”, destaca o engenheiro Matheus Emerick.

Sobre o Construa Minas

Principal evento da indústria de construção civil de Minas Gerais, o Construa Minas ocorre entre os dias 17 e 21 de outubro. Realizado pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sebrae, a atividade busca promover uma integração entre as pautas do setor discutidas em âmbito nacional com as pautas regionais. O evento reúne diversas entidades de Minas Gerais e aborda temas como inovação, sustentabilidade e industrialização.

Tem patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas.