Sinduscon – MG

Notícias

Home / Nível de confiança do construtor mineiro alcança o melhor índice para o mês de fevereiro em três anos

iceicon, sondagem, indice confiança
Nível de confiança do construtor mineiro alcança o melhor índice para o mês de fevereiro em três anos

Em fevereiro, o Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais (Iceicon-MG) fechou em 47,2 pontos, este é o melhor patamar para o mês desde 2014. Apesar do indicador ainda estar abaixo dos 50 pontos, o índice apresentou significativa recuperação frente a fevereiro de 2016, quando estava em 30,4 pontos, uma diferença de 16,8 pontos.

Na comparação entre fevereiro deste ano e o mesmo mês de 2016, todos os componentes do Iceicon-MG avançaram positivamente. O indicador de condições atuais de negócios passou de 22,4 pontos para 38,4 pontos e o das expectativas para os próximos seis meses, que estava em 34,5 pontos rompeu a barreira do otimismo e fechou o último mês em 51,5 pontos.

“Aos poucos observamos uma recuperação do indicador de confiança, o que pode ser consequência dos sinais positivos que começam a aparecer na economia, como a redução da taxa de juros e o controle da inflação”, afirma o economista e coordenador sindical do Sinduscon-MG, Daniel Furletti.

Sondagem da Indústria da Construção de Minas Gerais

Em janeiro, o indicador de nível de atividade da Construção mineira ficou em 35,7 pontos, mostrando um recuo na produção e  permanecendo abaixo da linha dos 50 pontos desde novembro de 2012. O indicador de emprego também ficou abaixo da linha divisória, fechando janeiro em 34,4 pontos.

A Sondagem também pesquisou as expectativas dos empresários em relação ao desempenho e operações da própria empresa para os próximos seis meses. O índice referente ao nível de atividade da Indústria da Construção registrou 45,6 pontos em fevereiro, o indicador de novos empreendimentos e serviços fechou em 43,7 pontos, o de compra de insumos e matérias-primas foi de 44,1 pontos e o de investimentos ficou em 24,3 pontos. Por consequência, o resultado do índice de expectativa de emprego foi de 42,5 pontos, sinalizando uma redução no número de empregos nos próximos seis meses.

“ O empresário está aos poucos renovando a sua confiança no cenário macroeconômico e esse fortalecimento poderá produzir melhores resultados nos indicadores de expectativas nos próximos meses e se traduzirem em novos lançamentos e geração de novos postos de trabalho”, observa Daniel Furletti.

O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção de Minas Gerais e a Sondagem Indústria da Construção de Minas Gerais são elaborados pela Assessoria Econômica da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) em conjunto com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e contam com a parceria do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG). Participaram da pesquisa 53 empresas no período de 1º a 13 de fevereiro.