Sinduscon – MG

Notícias

Home / Inovando na prática é tema de painel do Construa Minas

Inovando na prática é tema de painel do Construa Minas

Às vezes inovação pode parecer um conceito distante e difícil de ser aplicado. Buscando desmistificar essa ideia, aconteceu nesta sexta-feira (21/10), o “Seminário de Inovação na Construção Civil”, uma iniciativa da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP) e da Comunidade da Construção de Belo Horizonte (CCBH). A atividade fez parte do Construa Minas, principal evento da construção mineira, que ocorreu entre os dias 17 e 21 de outubro, uma realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil (Sinduscon MG) e da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com apoio do Sebrae.

Na palestra “Inovação no dia a dia das construtoras’”, a coordenadora de Qualidade e Desenvolvimento Tecnológico na Cyrela, Jéssica Andrade Dantas, destacou que o desejo por inovar deve fazer parte da cultura empresarial. “A inovação não é algo específico de uma única área. Toda a empresa precisava estar inserida nessa busca por encontrar novas soluções. Mas, é importante destacar que é necessário se ter uma estrutura e planejamento de como essa cultura de inovação vai permear pela empresa, com o foco em atingir as metas esperadas”, afirma a coordenadora.

Os participantes, também, puderam conhecer mais sobre tendências e inovações com o concreto. O representante da Hubic, Carlos Massucato, mostrou como esse material é o segundo mais consumido no mundo e tem muitas possibilidades de uso.

No último dia de Construa Minas, os palestrantes falaram sobre outro tipo de inovação que tem conquistado grande espaço no mercado: a construção enxuta. Conhecido, também, como Lean Construction, esse método é baseado na otimização de processos, redução de desperdícios, entrega rápida e produtos de qualidade. Na ocasião, diretores da FA Oliva, PGB e Verum Partners apresentaram como já aplicam esse conceito na realidade de suas empresas. 

O Construa Minas tem patrocínio (Diamante) da PAD, Fassa Bortolo (Patrocínio Ouro), Sicoob Imob.vc (Patrocínio Prata), Ferreira, Pinto, Cordeiro, Santos & Maia Advogados e Sienge CV (Patrocínio Bronze). E apoio institucional do Crea-MG, Fundação Dom Cabral, CMI/Secovi MG, Secovi SP, Prefeitura de Belo Horizonte e Governo de Minas.

Elisa Senra – Agência Interface