Notícias

Home / Notícias / EABIM chega à sua sexta edição

EABIM chega à sua sexta edição

Um dos grandes desafios da difusão do BIM ainda está pautado na mudança cultural do mercado e no conhecimento restrito, descentralizado e insuficiente que ainda existe sobre seus conceitos fundamentais. O Encontro Acadêmico de Building Information Modeling de Minas Gerais (EABIM) surge nesse contexto com o objetivo principal de atuar na interface com as instituições de ensino técnico e superior e o mercado da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operação. Idealizado pela Câmara Brasileira de BIM regional MG (CBIM-MG), o evento visa à difusão dos conceitos BIM e à capacitação técnica em todos os níveis, buscando reduzir ou mitigar a falta de conhecimento existentes ainda hoje a respeito da plataforma.

O EABIM apresenta-se como um incentivo à comunidade acadêmica do estado de Minas Gerais com abertura aos demais entes da federação. Possibilita a publicação de trabalhos acadêmico-científicos que abordem temas correlatos à inovação na indústria da AECO, com foco na abordagem do BIM e os seus diversos usos, aplicações e possibilidades, premiando os melhores trabalhos.

A sexta edição do EABIM conta com um time de peso em sua organização. Além da CBIM-MG, o evento é realizado por Sebrae Minas, Universidade Federal do Rio Grande do Norte e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O patrocínio fica a cargo da ACCA Software.

​O evento acontece dentro da grade do Construa Minas, primeira edição regional do “Construa – Onde a Construção do Brasil se encontra”, programação anual que pretende percorrer todos os estados e o Distrito Federal para discutir com especialistas da indústria da construção temas estratégicos do setor e do mercado imobiliário em nível nacional e estadual.

A edição mineira é realizada pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com apoio do Sebrae, reunindo diversas entidades e especialistas do Estado. Temas como inovação, sustentabilidade e industrialização estão entre os assuntos que serão debatidos em mais de 100 horas de palestras.

Programação EABIM

O EABIM, que acontece de forma online no dia 21/10, tem inscrição gratuita. Os palestrantes se dividem em três painéis, ao longo dos quais os participantes poderão registrar perguntas no chat.

O Painel 1 – “Experiências com o ensino de BIM em IES” funcionará como uma mesa redonda, com palestrantes trazendo de forma breve como anda o processo de implementação do BIM em suas instituições. Os professores Daniela Ely (CEFET/MG), Erica Checcucci (UFBA), Patrícia Elizabeth e Rosamônica da Fonseca Lamounier (EMGE), Kleos Lenz César (UFV/MG), Caroline Kehl (ULBRA-RS) e Josyanne Giesta (IFRN) participam do painel, que traz um debate ao seu final mediado pela presidente da CBIM-MG Carla Macedo.

No Painel 2 – “BIM no contexto real”, o palestrante internacional Professor João Poças traz a experiência do BIM em uma academia de Portugal. Já a Professora Regina Ruschel traz a Rede Células BIM, um grupo nacional de processo de implementação do BIM nas IES. Por fim, a experiência BIM no mercado é apresentada pelo Arquiteto Tito Sena. Ao fim, um debate será mediado pela Professora Josyanne Giesta.

O último painel traz os quatro melhores artigos entre os inscritos e aprovados pela comissão organizadora, que serão apresentados de forma oral neste painel. Uma sessão de perguntas e respostas será apresentada por Emilha Lira e Thalita Giesta. Na sequência, Carla Macedo premia os artigos.

Votar: