Sinduscon – MG

NBR 15575:2021 - Norma Desempenho Edificações Habitacionais

Data de 29 a 31/08 e 1º, 2 e 5/09/2022

Local plataforma digital (online ao vivo)

Horário das 17h30 às 21h30

Valor(Associado) R$ 350.00

Valor(Não Associado) R$ 530.00

OBSERVAÇÃO: apresentar e atualizar sobre os requisitos ativos e determinaram o desempenho5je estabelecido pela NBR 175, aplicado a umas condições habitacionais.

PÚBL-ICOALVO: gestores de empreendimentos, projetistas, engenheiros de áreas de edificações, arquitetos, responsáveis ??da área de edificações habitacionais e normativos e demais executados.

PROGRAMA:

Módulo 1. Requisitos Gerais ROBERTO MATOZINHOS

Proporcionar uma visão panorâmica para todos os sistemas propor nas outras cinco partes da Norma. os temas: Escopo - Serão e abrangência; Principais termos e definições; Níveis de desempenho; Requisitos de Sustentabilidade; Incumbência dos intervenientes (fornecedor de insumo, material, componente e/ou sistema, Projetista, Construtor e Incorporador, Usuário); Avaliação de desempenho; Implantação/Entorno; Segurança e estabilidade; Segurança contra incêndio e no uso e na operação; Estanqueidade; Durabilidade e manutenibilidade; Funcionalidade e acessibilidade; Conforto tátil e antropodinâmico; Adequação ambiental.

De forma ampla, cumprimento de cumprimento dos anexos de durabilidade, e diretrizes para o estabelecimento de prazos de garantia, anexos nos anexos C e D parte 1 da Norma de.

Módulo 2. Desempenho Térmico e Lumínico segundo a Norma de Desempenho - ROBERTA VIEIRA DE SOUZA

Desempenho Térmico: O desempenho térmico das habitações depende de seus componentes (paredes e coberturas), das áreas de ventilação, das cargas térmicas internas (pessoas, iluminação e equipamentos), da maneira como se operam as aberturas e do clima da cidade. Esta parte da ABNT NBR15575:2021 permite avaliar o desempenho térmico dos ambientes de busca da edificação prolongada (APP), quando também opera quando condicionada, enquanto a análise da carga térmica condicionada artificialmente. A Norma dois procedimentos para avaliação diferente das zonas bioclimáticas a oito, sendo eles:

Procedimento 1 - Simplificado: verificação do atendimento aos requisitos e critérios para fachadas e coberturas, estabelecidos nas Partes 4 e 5 da 15.575, para os sistemas de vedação e para os sistemas de cobertura, respectivamente.

Procedimento 2 - Simulação: verificação do atendimento aos requisitos e critérios estabelecidos na Parte 1 da Norma, por meio de simulação computacional do desempenho térmico do edifício. Devem ser considerados o pavimento térreo, o(s) pavimento(s) tipo e o pavimento de Cobertura.

Desempenho Lumínico: A NBR 15.575:2013 estabelece que durante o dia as dependências da edificação habitacional listadas na Tabela 2 devem receber conveniente iluminação natural, seja ela oriunda diretamente do exterior ou indiretamente através de recintos adjacentes. Estabelece que a iluminação natural deve propiciar condições de iluminação natural de todas as dependências do edifício habitacional durante o dia. Estabelece critérios de níveis mínimos, intermediários e superiores, premissas de projeto e método de avaliação de iluminação natural. 

A alteração em estudo da NBR 15.575:2021 na área de iluminação natural estabelece a avaliação dinâmica da luz natural ao longo do ano.

Módulo 3. Escopo de Contratação de Projeto de Edificação Habitacional, Vida útil e Garantias segundo a Norma de Desempenho - PAULO ANDERY

Fluxo de escopo de projeto de empreendimentos residenciais;

Obrigatoriedades e fases de contratação de disciplinas de projetos;

Formas de contratação, registros e análise das disciplinas de projeto para atendimento dos requisitos mínimos na Norma de Desempenho;

Riscos e medidas preventivas nas contratações e desenvolvimento dos projetos;

Workflow para coordenadores de projetos e para projetistas;

Conceito sobre vida útil de Projeto e Garantia;

Vida útil de projeto, manutenção e assistência técnica;

Responsabilidades e formalizações dos projetistas, incorporadores, construtores, fornecedores de insumos, laboratórios, execução de obras e usuários.

Módulo 4. Requisitos para os Sistemas Estruturais segundo a NBR 15575-2 Edificações Habitacionais - Desempenho UBIRAJARA CAMARGOS

Durabilidade das estruturas de concreto;

Vida útil das estruturas;

Premissas para projeto de estruturas;

Fluência do concreto (deformação lenta);

Requisitos gerais;

Estados limites últimos e de utilização;

Exigências gerais de segurança e utilização;

Deslocamentos limites;

Ensaios de Corpo Mole;

Ensaios de Corpo Duro.

Módulo 5. Parâmetros para Qualidade Acústica nas Edificações conforme a NBR 15575 - CÂNDIDA MACIEL

Tem como objetivo aprofundar o conhecimento dos critérios de desempenho acústico de uma edificação, identificando os seguintes aspectos:

Definições dos sistemas construtivos das lajes, vedações verticais internas, fachadas  e implantação que podem interferir no atendimento dos critérios;

Apresentar porque algumas definições não podem ser engessadas antes de ser avaliado o atendimento dos critérios;

Vícios comuns que ocorrem na execução e comprometem a qualidade sonora projetada;

Procedimentos de ensaios de comprovação in loco;

Possíveis parâmetros acústicos  da nova revisão da norma;

Estudo dos ensaios acústicos com medições in loco de diversas tipologias dos sistemas construtivos utilizados nas obras do Distrito Federal com o intuito  de analisar o atendimento à NBR 15575 avaliando a influência dos materiais e da mão de obra no desempenho sonoro.

Módulo 6. Metodologia de Avaliação do Atendimento à Norma de Desempenho (Portaria 13/2017) - IRINA AIBARA

Tem como objetivo apresentar formas de comprovar o desempenho dos componentes, elementos e sistemas que compõem o edifício, ou seja, o atendimento à norma. Esta comprovação pode se dar por meio de relatórios internos de fornecedores, de laboratórios especializados, de especialistas (consultor); projetos atestando cumprimento das normas específicas, comprovando o atendimento aos critérios; e relatórios de inspeção em protótipo. Estes documentos devem ser reunidos e devidamente arquivados para comprovação, quando solicitados.

Cronograma de contratação dos ensaios obrigatórios e a gestão do plano de controle tecnológico.

Metodologia de avaliação do atendimento à Norma de Desempenho ABNT NBR 15575 por meio de um check-list.

INSTRUTORES:

1. ROBERTO MATOZINHOS - Engenheiro Civil; Consultor Técnico Responsável pela Assessoria Técnica do Sinduscon-MG;  Membro da Comissão de Estudos de Desempenho de Edificação que revisou a ABNT/ NBR 15.575 Edifícios Habitacionais de até Cinco Pavimentos - Desempenho, do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas; responsável Técnico pela elaboração e revisão das quatro edições do Manual Garantias; representante do Sinduscon-MG na Comissão de Materiais e Tecnologia - COMAT CBIC; Membro da Comissão de Estudo de Manutenção de Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil (comitê responsável pela Revisão da ABNT NBR 5674 Manutenção de Edificações - Requisitos para o sistema de gestão de manutenção); Membro da Comissão de Estudo que revisou a NBR 14037 - Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações - Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos; Membro do Grupo Gestor da CBIC que elaborou o Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15.575.

2. Profª. Drª. ROBERTA VIEIRA GONÇALVES DE SOUZA - Doutora em Conforto Ambienta. lLaboratório de Conforto Ambiental e Eficiência Energética no Ambiente Construído/Departamento de Tecnologia da Arquitetura e do Urbanismo - Mestrado em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável; Coordenadora da Escola de Arquitetura da UFMG.

3. PAULO ROBERTO PEREIRA ANDERY - Engenheiro, Mestre e Doutor em Engenharia. Professor do Departamento de Engenharia de Materiais e Construção da UFMG. Coordenador do Grupo Mineiro de Gestão de Projetos. Diretor da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído - ANTAC. Editor Associado da Revista Gestão & Tecnologia de Projetos. Consultor de empresas.

4. UBIRAJARA ALVIM CAMARGOS - Engenheiro Civil, especialista em Estruturas. Principal área de atuação: Recuperação/ reforço de estruturas - patologias das estruturas e edificações.

5. CÂNDIDA DE ALMEIDA MACIEL - Arquiteta e Urbanista formada pela FAU-UnB, com Pós-graduação em Engenharia Acústica de Edificações e Ambiental pela FDTE-USP. Sócia fundadora da Síntese Acústica. Diretora da SOBRAC e SINDUSCON-DF e Conselheira da Pró-Acústica. Professora da disciplina de acústica no IESB – DF.

6. IRINA AIBARA - Arquiteta e Urbanista na Faculdade de Belas Artes de São Paulo e pós-graduada em História da Arte na Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP). Entre 1989 e 2006 foi Coordenadora de Projetos de Escritórios de Arquitetura como MCAA Arquitetos, Arquitetura Julio Neves e Villavecchia Arquitetos Associados. Entre 2006 e 2015 foi Gerente de Projetos nas empresas imobiliárias, InPar, Rossi Residencial e Even. Atualmente atua como consultora independente na área de Gestão de Projetos e Atendimento à NBR 15575. É vice-presidente da AGESC - Associação Brasileira dos Gestores e Coordenadores de Projeto, e desenvolvedora da metodologia de compliance CLIA.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG e a Britto Escola reservam-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso.

A inscrição é INDIVIDUAL e somente será efetivada após o pagamento até a data de vencimento do boleto ou por transferência/Pix ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja quórum mínimo para realização do curso, o será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição. cursos até o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em 2 (dois) dias úteis antes da realização do curso, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br ou . Caso não ocorra o dia anterior, o cancelamento implicará o curso de 5% correspondente a 0% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do curso implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto (+ taxa de emissão). Transferência ou Pix com 10% de desconto. Cartão de Crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*).






Contato: (31) 3253-2662 / 97151-7277 / 3360-9505