Sinduscon – MG

Orçamento de Obras: do tradicional ao BIM

Data de 17 a 21/01/2022

Local plataforma digital (online ao vivo)

Horário das 19h às 22h

Valor(Associado) R$ 550.00

Valor(Não Associado) R$ 830.00

OBJETIVOS: contextualizar a orçamentação dentro das organizações e dogerenciamento de projetos e custos (segundo o PMBOK). Ensinar conceitos deengenharia de custos, os tipos de orçamentos e as etapas da orçamentaçãotradicional. Apresentar o BIM 5D, as contribuições e formas de utilização do BIMna orçamentação.

PÚBLICO-ALVO: gestores de construção civil, engenheiros, arquitetos,tecnólogos, técnicos, estudantes de engenharia e arquitetura, e todos osinteressados no tema.

PROGRAMA:

1. Introdução:

- Apresentação do plano de ensino e alinhamento das expectativas.

2. Orçamento de Obras:

- Contextualização do processo de orçamento dentro de gerenciamento deprojetos e da área de conhecimento de gerenciamento de custos;

- Conceitos básicos de gestão de custos: gasto, desembolso, custo, despesa,custeio, custo direto, custo indireto, mão de obra direta, mão de obra indireta,custos fixos e custos variáveis;

- Estimativas de custo;

- Orçamento preliminar;

- Orçamento convencional, detalhado ou analítico;

- Etapas do processo de orçamento tradicional;

- Leitura e interpretação do projeto e especificações técnicas;

- Leitura e interpretação do edital;

- Visita técnica;

- Identificação dos serviços;

- Levantamento de quantitativos;

- Composições de custos unitários para discriminação dos custos diretos;

- Discriminação dos custos indiretos;

- Cotação de preços;

- Definição de encargos sociais e trabalhistas;

- Definição da lucratividade;

- Cálculo dos Benefícios e Despesas Indiretas (BDI);

- Integração orçamento e planejamento: cronograma físico-financeiro e fluxo decaixa;

- Caderno de orçamento como ferramenta de gestão (curva ABC, composiçõesde custo, cronograma de suprimentos, etc);

- Propostas técnica e comercial;

- Contrato.

3. BIM 5D:

- O que é BIM?;

- Dimensões “nD” e BIM 5D;

- Os problemas do processo tradicional de orçamento e as contribuições do BIM;

- Principais formas de utilizar o BIM como suporte ao processo de orçamento;

- Fluxos para orçamentação utilizando o BIM;

- Dificuldades para utilização do BIM 5D;

- Como conceber um modelo BIM para orçamentação;

- Benefícios do BIM por etapa do processo de orçamento;

- Case de orçamentação tradicional x BIM 5D de um projeto com utilização dosoftware Vico Office;

- Novos papéis e responsabilidades dos profissionais de custos com o BIM.

INSTRUTOR:

RODRIGO RABELO BAGNO - Certificação PMP (Project Management Professional) em Gerenciamento de Projetos, PMI(Project Management Institute); PDD (Programa de Desenvolvimento de Dirigentes) Avançado – PAEX – FDC (FundaçãoDom Cabral); Mestrado em Gestão de Empreendimentos de Construção Civil - UFMG (UniversidadeFederal de Minas Gerais); Especialização em Gestão de Projetos - FDC (Fundação Dom Cabral); MBA em Gestão de Negócios na Construção Civil - FGV (Fundação Getúlio Vargas); Graduado em Engenharia Civil - UFMG. Professor da Pós Graduação - FUMEC (Processos BIM- Disciplinas BIM 5D e integração 4D/5D); e na PUC MINAS(Especialização BIM- Disciplina BIM 5D/ Gestão Estratégica de Custos e Finanças); Instrutor do curso: Inovando com aplicação do BIM na engenharia 2020 (IBAPE/MG).  Foi Diretor de Engenharia e Gerente de Orçamento, Planejamento, Monitoramento e Controlede Obras na Construtora Atrium e Sócio da Planor. Dissertação de mestrado: Análise comparativa do processo de orçamento de um empreendimento residencial pelométodo tradicional (2D) e pela modelagem da informação da construção (BIM). Artigos completos publicados em anais de eventos: BAGNO, R. R.; ARANTES, E. M. BIM no processo de orçamentação de um empreendimentoresidencial. In: ENCONTRO NACIONAL DE TECNOLOGIA DO AMBIENTE CONSTRUÍDO, 16.2016, São Paulo. Anais... Porto Alegre: ANTAC, 2016. ISBN: 978-85-89478-44-1; ISSN: 2178- 8960- BAGNO, R. R.; ARANTES, E. M. Automation of the budget process using BIM 5D technology. In: BIM INTERNATIONAL CONFERENCE. 2016, São Paulo. ISBN: 978-989-20-7236-4.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG e a Britto Escola reservam-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso.

A inscrição é INDIVIDUAL e somente será efetivada após o pagamento até a data de vencimento do boleto ou por transferência/Pix ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição. Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do curso, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br ou cursos@britto.com.br). Caso ocorra no dia anterior do curso, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do curso implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto (+ taxa de emissão). Transferência ou Pix com 10% de desconto. Cartão de Crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*).






Contato: (31) 3253-2662 / 3360-9505