Sinduscon – MG

Orientações Entrega Empreendimento e Gestão do Relacionamento com Cliente - 5ª Turma (on-line e ao vivo)

Data de 14 a 17/06/2021

Local plataforma Digital

Horário 18h30 às 21h30

Valor(Associado) R$ 280.00

Valor(Não Associado) R$ 438.00

PÚBLICO-ALVO: construtores, incorporadores, empresários, síndicos, profissionais dos departamentos de arquitetura, engenharia, relacionamento com o cliente, pós-venda, SAC e demais interessados no assunto.

PROGRAMA:

Módulo 1 - NORMAS TÉCNICAS APLICADAS

Principais Requisitos Normativos/ Referências normativas:

. ABNT NBR 14037:2011 – Diretrizes para Elaboração de Manuais de Uso, Operação e Manutenção das Edificações - Requisitos para Elaboração e Apresentação dos Conteúdos - Principais Diretrizes;

. NBR 5674:2012 – Manutenção de Edificações - Requisitos para o Sistema de Gestão de Manutenção - Principais Diretrizes;

. NBR 15575 – 1:2013 – Edificações habitacionais - Desempenho - Requisitos Gerais;

. NBR 16280 – 2014 - Reforma em edificações - Sistema de gestão de reformas - Requisitos;

- Incumbência técnicas dos intervenientes;

- Documentação técnica e legal;

- A importância da inspeção dos sistemas;

- Diretrizes técnicas para o estabelecimento de prazo de garantia;

- Perda de garantia motivos técnicos;

- Requisitos para o registro de manutenções;

- Arquivos de documentos e projetos incumbências ou encargos;

- Programa de manutenção preventiva e inspeção – Procedimentos;

- Modelo não restritivos para a elaboração do programa de manutenção preventiva de edificações;

- Vida útil de projeto de acordo com a norma NBR ABNT 15575;

- Modificações e reformas;

- Termo de vistoria das áreas comuns;

- Termo de vistoria das privativas;

- Meio ambiente e sustentabilidade.

Módulo 2 - ELABORAÇÃO DO MANUAL DO PROPRIETÁRIO

- Orientações para a elaboração do manual;

- Orientações para a aplicação do manual;

- Sistemas construtivos a serem inseridos;

- Manual de uso, operação e manutenção das edificações:

. Definições, Objetivo, Finalidade do manual, Apresentação do manual,

. Síntese dos requisitos para o conteúdo dos capítulos e das subdivisões que o manual deve apresentar com base na ABNT NBR 14037:2011,

. Forma de apresentação do programa de manutenção;

- Documentação técnica e legal;

- Fluxo de documentação;

- Responsabilidades relacionadas ao manual;

- Periodicidade das manutenções preventivas após 5 anos;

- Forma de apresentação tabela de garantias;

- Direcionamento sobre os cuidados no uso, manutenção e perda de garantia dos sistemas;

- Exemplos de tabelas de registro de manutenção;

- Atualização do manual;

- Check list de inspeção/vistoria de entrega de unidade/área comum;

- Dicas ao síndico;

- Informações complementares.

Módulo 3 - RELACIONAMENTO E ASSISTÊNCIA TÉCNICA

- Entrega do Empreendimento ao Cliente;

- Comunicação e Relacionamento com o Cliente;

- Equipe de Atendimento e Equipe de Assistência Técnica;

- Gestão Integrada de Assistência Técnica:

. Registro das solicitações,

. Fluxograma de atendimento,

. Parâmetros para o atendimento,

. Manutenção x Assistência Técnica,

. Reincidências,

. Controle de custos e demandas,

. Procedimentos operacionais - retroalimentação.

- Equipe de Atendimento e Assistência Técnica;

- Construção x Condomínio;

- Tecnologia aplicada à Manutenção e Assistência Técnica:

. Controle de processos,

. Indicadores gerenciais,

. Indicadores de custos,

. Comunicação com o cliente,

. Registro das ocorrências e dos procedimentos.

- Cultura Organizacional voltada para o Cliente - Boas Práticas.

Módulo 4 INTERPRETAÇÃO E DIRECIONAMENTOS LEGAIS

- Responsabilidade dos 'agentes' na Construção Civil;

- Vícios e defeitos no Código Civil e no Código de Defesa do Consumidor;

- Garantia e seus fundamentos jurídicos;

- Fatores excludentes da responsabilidade;

- Prazos para o apontamento de vícios.

INSTRUTORES:

1. ROBERTO MATOZINHOS - Engenheiro Civil; Consultor Técnico Responsável pela Assessoria Técnica do Sinduscon-MG;  Membro da Comissão de Estudos de Desempenho de Edificação que revisou a ABNT/ NBR 15.575 Edifícios Habitacionais de até Cinco Pavimentos - Desempenho, do Comitê Brasileiro da Construção Civil da Associação Brasileira de Normas Técnicas; responsável Técnico pela elaboração e revisão das quatro edições do Manual Garantias; representante do Sinduscon-MG na Comissão de Materiais e Tecnologia - COMAT CBIC; Membro da Comissão de Estudo de Manutenção de Edificações do Comitê Brasileiro da Construção Civil (comitê responsável pela Revisão da ABNT NBR 5674 Manutenção de Edificações - Requisitos para o sistema de gestão de manutenção); Membro da Comissão de Estudo que revisou a NBR 14037 - Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações - Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos; Membro do Grupo Gestor da CBIC que elaborou o Guia Orientativo para Atendimento à Norma ABNT NBR 15.575.

2. MARINA MOREIRA DE AZEVEDO - Arquiteta e Urbanista graduada pelo Instituto Metodista Izabela Hendrix (1998) e mestranda no curso MPRINCE – Mestrado em Projeto Integrado na Construção de Edifícios - na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto – Portugal. É diretora do Studio Arquitetas Associadas, escritório especializado em elaboração de Manuais do Proprietário e Gestão de Manutenção. Com  12 anos de atuação na área, já desenvolveu mais de 400 Manuais para construtoras em todo o Brasil. Participou ainda da elaboração da última edição do Manual de Garantias do Sinduscon/MG.

3. JULIANA NARDY - Pós-graduada em Negócios Imobiliários e Marketing. Formada em Sociologia pela UFMG e Arquitetura pelo Instituto Izabela Hendrix. Perita imobiliária com diversos cursos de liderança. Consultora em Gestão e Processos de Relacionamento com o Cliente; executiva com 20 anos de experiência no ramo imobiliário nos cargos de gestão de organizações, estruturação de equipes de atendimento ao cliente, processos de CRM's, planejamento estratégico para relacionamento e comercial, efetivação de equipes de alta performance e desenvolvimento de lideranças, construção e efetivação de comunicação com o cliente e utilização de ferramentas multicanal no atendimento. Atua fortemente na implantação de estruturas de pós-venda e de assistência técnica no ramo imobiliário com o uso de tecnologias para controle de processos, geração de indicadores e painéis gerenciais. Foi executiva por 12 anos na Direcional Engenharia e atuou na Construtora Concreto e CAC Engenharia. Atualmente desenvolve trabalhos na Casa Administradora e na Precon Engenharia.

4. AGNES FERRAZ AKAGUI DE CASTRO - Advogada e Sócia do escritório Akagui Advogados. Especialista em Direito Processual pela PUC/MG e Gestão de Negócios pela Fundação Dom Cabral. Assessora jurídica e responsável institucional do SINDUSCON-MG; Docente de Graduação no Grupo Cogna; Palestrante e instrutora de cursos e treinamentos; Conselheira no Conselho Administrativo de Recursos Tributários do Município – CART BH.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG e a Britto Escola Técnica reservam-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso.

A inscrição é INDIVIDUAL e somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do curso, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br ou cursos@britto.com.br). Caso ocorra no dia anterior do curso, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do curso implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto (+ taxa de emissão). Transferência ou Pix com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*). Aproveite!






Contato: (31) 3253-2662 / 3360-9505