Sinduscon – MG

Como elaborar e acompanhar o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil - PGRCC - 6ª Turma (on-line ao vivo)

Data 08, 10 e 12/03/2021

Local plataforma Digital

Horário das 13h30 às 17h30

Valor(Associado) R$ 180.00

Valor(Não Associado) R$ 282.00

OBJETIVO GERAL: capacitar as empresas a elaborarem o Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC) e a praticarem a correta gestão dos resíduos de seus empreendimentos.

Específicos:

- Divulgar as regulamentações mais atuais que indicam os caminhos básicos para a correta gestão de resíduos da construção civil e as etapas da boa gestão;

- Orientar a classificação dos tipos de resíduos gerados pelas obras e alternativas para segregá-los;

- Indicar os respectivos tratamentos ou disposições indicados pelas normas técnicas;

- Aumentar o potencial de rentabilidade das empresas através da melhor gestão dos seus resíduos (redução de passivos ambientais, diminuição de perdas, economia de transporte de resíduos, reutilização e reciclagem de materiais).

PÚBLICO-ALVO: engenheiros, arquitetos, tecnólogos, técnicos e estudantes da construção civil e arquitetura que desejam elaborar ou gerenciar resíduos de obras.

PROGRAMA:

Unidade 1:

Introdução;

Resíduos: Conceitos, Classificação e Responsabilidades;

Prioridades de Gerenciamento de Resíduos e Política Nacional de Resíduos;

Impactos ambientais negativos dos Resíduoos da Construção.

Unidade 2:

Resíduos da Construção Civil - Leis, Resoluções e Normas relacionadas;

Conteúdos do Plano de Gerenciamento de Resíduos da Construção Civil (PGRCC);

Estrutura do PGRCC;

Segregação e estratégia de resíduos.

Unidade 3:

Estimativa e cronograma de geração;

Transporte interno, armazenamento e transporte externo;

Destinação;

Gestão dos resíduos.

INSTRUTOR:

JOSÉ ALEXANDRE PÉRET DELL’ISOLA - Mestre em Construção Civil com ênfase em Meio Ambiente pela Universidade FUMEC, Engenheiro Civil pela Escola de Engenharia da UFMG. Professor da pós graduação da FEA da Universidade FUMEC nos cursos Eng. de Segurança do Trabalho, MBA Construções Sustentáveis, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental Aplicado e Engenharia de Estruturas. Prof. do Instituto de Engenharia e Tecnologia do Centro Universitário de Belo Horizonte - UniBH nos cursos Superior de Tecnologia em Construção de Edifícios, Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Ambiental. Auditor do Selo de Sustentabilidade Ambiental - PBH pelo Bureau Veritas Certification - BVQI.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG e a Britto Escola Técnica reservam-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso.

A inscrição é INDIVIDUAL e somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do curso, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br ou cursos@britto.com.br). Caso ocorra no dia anterior do curso, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do curso implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*). Aproveite!






Contato: (31) 3253-2662 / 3360-9505