Sinduscon – MG

Gerenciamento de Obras - 30ª Turma

Data 20, 22, 28 e 29/09/2022 (NOVA DATA!)

Local plataforma digital (online ao vivo)

Horário das 18h às 22h

Valor(Associado) R$ 400.00

Valor(Não Associado) R$ 620.00

OBJETIVOS: capacitar o participante em relação ao Gerenciamento de Obras (públicas e privadas). Apresentar os conceitos e as principais ferramentas para o Gerenciamento de Obras e como aplicá-las.

PÚBLICO-ALVO: engenheiros civis e de produção civil; arquitetos que gerenciam ou atuam no canteiro de obras; fiscais e supervisores de obras; e ainda, todos os profissionais que desejam aprimorar seus conhecimentos no Gerenciamento de Obra.

PROGRAMA:

1. CONCEITOS BÁSICOS: conceitos que irão embasar a atuação de um gerente

1.1. O que é gerenciar? 1.2. Áreas de conhecimento do gerenciamento; 1.3. Que é fiscalizar? 

1.4. Exercício do poder de compra; 1.5. A qualidade segundo David Garvin;

1.6. Funções centrais e de apoio; 1.7. Ciclo PDCA; 1.8. Arcabouço Legal: Lei de Improbidade Administrativa, Lei de Licitações e Contratos, Lei de Responsabilidade Fiscal, Código de Defesa do Consumidor, Convenção Coletiva de Trabalho, Legislação Ambiental e Sustentabilidade, NR18, NBR15.575;

1.9. Sistemas básicos de produção; 1.10. Construção Enxuta (Lean Construction); 1.11. Definição de Projeto;

1.12. Organizações relacionadas a projetos e afins.

2. CONHECENDO A OBRA: para gerenciar com qualidade

2.1. Contrato; 2.2. Análise dos projetos; 2.3. Especificações dos materiais e serviços;

2.4. Edital e Termo de Referência (obras públicas); 2.5. Orçamento; 2.6. Curvas ABC;

2.7. Gráfico de Gantt (cronograma físico); 2.8. Diagrama de rede; 2.9. Fluxo de caixa (cronograma financeiro);

2.10. Curva de distribuição normal; 2.11. Licenças Municipais; 2.12. Outras licenças;

2.13. Escritura do terreno; 2.14. Visita técnica ao terreno; 2.15. Especificidades da obra;

2.16. Análise dos riscos.

3. MONTANDO O SISTEMA DE GESTÃO (SG): marco referencial para atuação nos canteiros de obras

3.1. Planejamento Estratégico; 3.2. Objetivos de Desempenho; 3.3. Metas e indicadores; 3.4. Organograma;

3.5. Quadro de responsabilidades; 3.6. Equipe gerencial (funções); 3.7. Controle de documentos;

3.8. Segurança e Higiene do Trabalho (NR18); 3.9. Procedimentos para Inspeção de Materiais (PIM);

3.10. Procedimentos para Execução de Serviços (PES); 3.11. Procedimentos para Inspeção de Serviços (PIS);

3.12. Processos críticos; 3.13. Procedimentos para manutenção de equipamentos;

3.14. Qualificação de fornecedores.

4. EXECUTANDO A OBRA: como ser eficaz e buscar a eficiência

4.1. Reuniões integradas; 4.2. Diário de Obra; 4.3. Ordem de Serviço / paralização;

4.4. Instalando o canteiro de obras; 4.5. Implementando o Look Ahead; 4.6. Alocando recursos;

4.7. Monitorando o escopo; 4.8. Aquisições: materiais, equipamentos e serviços; 4.9. Recebendo as aquisições;

4.10. Ensaios laboratoriais; 4.11. Avaliando fornecedores; 4.12. Monitorando o tempo;

4.13. Inspecionando serviços; 4.14. Monitorando a qualidade; 4.15. Monitorando custos;

4.16. Monitorando riscos; 4.17. Relatórios parciais; 4.18. Clima organizacional.

5. ENTREGANDO A OBRA: o trabalho como fator de satisfação do cliente

5.1. Elaboração do as built; 5.2. Testes das instalações; 5.3. Inspeção final;

5.4. Elaboração do Manual do Usuário; 5.5. Relatório final.

INSTRUTOR:

ROBERTO RAFAEL GUIDUGLI FILHO - Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto. Especialista em Engenharia Econômica pela Fundação Dom Cabral. Mestre em Engenharia de Produção pela UF de Minas Gerais. Auditor Líder da ABNT NBR ISO 9001:2008/2015 e SiAC / PBQP-H Nível “A” 05/12/2012. Diretor Comercial do Sicoob Engecred. Ex-Diretor de Obras da Sudecap / PBH. Ex-Diretor de Obras da URBEL / PBH.

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG e a Britto Escola reservam-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso.

A inscrição é INDIVIDUAL e somente será efetivada após o pagamento até a data de vencimento do boleto ou por transferência/Pix ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição. Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do curso, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br ou cursos@britto.com.br). Caso ocorra no dia anterior do curso, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do curso implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto (+ taxa de emissão). Transferência ou Pix com 10% de desconto. Cartão de Crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*).






Contato: (31) 3253-2662 / 97151-7277 / 3360-9505