Análise de Risco & Retorno e Financiamento de Empreendimentos Imobiliários - 4ª Turma

Data de 29/08 a 01/09/2022 (NOVA DATA!)

Local plataforma digital (online ao vivo)

Horário das 18h30 às 22h

Valor(Associado) R$ 500.00

Valor(Sindicalizado) R$ 625.00

Valor(Não Associado) R$ 780.00

*Pagamento no boleto com 10% de desconto (+ taxa de emissão). Transferência ou Pix com 10% de desconto.

As incorporadoras e construtoras poderão aprimorar seus conhecimentos sobre o financiamento para produção de imóveis, incluindo Plano Empresário e outras opções de financiamento e ainda, conhecer ferramentas de aferição do risco e do custo de capital, bem como técnicas para avaliar o retorno dos empreendimentos sob diferentes cenários.

OBJETIVOS: Entender o funcionamento do Plano Empresário; Conhecer outras opções de financiamento de empreendimentos imobiliários; Calcular risco e custo de capital; Conhecer técnicas de análise do retorno dos empreendimentos imobiliários; Conhecer os números e as tendências do mercado imobiliário e de crédito imobiliário; Compreender a dinâmica e as etapas do empreendimento imobiliário.

PÚBLICO-ALVO: dirigentes e analistas de incorporadoras e construtoras envolvidos na tomada de decisão relativa a empreendimentos imobiliários, sócios e acionistas que participem do processo decisório.

PROGRAMA:

1. Objetivos

2. Mercado Financeiro Imobiliário

2.1. Sistema Financeiro da Habitação (SFH) e Sistema de Financiamento Imobiliário (SFI)

2.2. Estrutura de Funding, Volumes Captados e Direcionamento

2.3. Volumes de Financiamento

2.4. Cenário Econômico e Demanda por Imóveis

3. O Empreendimento Imobiliário

3.1. Incorporação Imobiliária

3.2. Principais Atividades e Obrigações do Incorporador

3.3. Memorial de Incorporação

3.4. Riscos Associados à Incorporação

3.5. Estruturas de Incorporação

3.5.1. Empresa Limitada ou EIRELI ou Sociedade Anônima; 3.5.2. Sociedade em Conta de Participação (SCP); 3.5.3. Sociedade de Propósito Específico (SPE); 3.5.4. Patrimônio de Afetação

3.6. Vendas: Tabela de Vendas e Contratos/Compromissos de Venda e Compra

3.7. Etapas do Empreendimento Imobiliário

4. Risco & Retorno

4.1. Introdução

4.2. Fluxo de Caixa e Fluxo de Caixa Descontado – O Valor do Dinheiro no Tempo

4.3. Risco

4.4. Custo de Capital

4.4.1. Capital Asset Pricing Model (CAPM); 4.4.2. Weighted Average Cost of Capital (WACC);

4.5. Técnicas de Análise de Investimento

4.5.1. Payback; 4.5.2. Taxa Interna de Retorno (TIR) e Taxa Interna de Retorno Modificada (MTIR); 4.5.3. Valor Presente Líquido (VPL); 4.5.4. Risk Adjusted Return on Capital (RAROC)

4.6. Exercícios

5. Plano Empresário

5.1. Conceito e Modalidades

5.2. Aspectos Gerais do Produto

5.3. Fluxo Operacional

5.3.1. Contratação; 5.3.1.1. Captação do Negócio; 5.3.1.2. Análise de Crédito; 5.3.1.3. Estudo de Viabilidade; 5.3.1.4. Análise Jurídica; 5.3.1.5. Formalização;

5.3.2. Liberação de Recursos; 5.3.2.1. Acompanhamento de Obra (Vistoria e Medição); 5.3.2.2. Acompanhamento de Vendas (Posição de Vendas); 5.3.2.3. Acompanhamento das Garantias (Hipoteca e Índice de Liquidez); 5.3.2.4. Acompanhamento Jurídico e Fisco–Tributário

5.3.3. Repasse, Amortização e Liquidação; 5.3.3.1. Amortização (VMD – Valor Mínimo de Desligamento) e Quitação; 5.3.3.2. Financiamento aos Compradores Finais); 5.3.3.3. Produtos de Repasse (Repasse Tradicional no Habite–se e Durante a Obra)

5.4. Fluxo de Caixa e Retorno – Estudo de Caso

6. Financiamento com Recursos do FGTS – Programas Habitacionais

6.1. Etapas para Obtenção de Recursos do FGTS pelos Agentes Financeiros

6.2. Principais Programas

6.3. Programa Carta de Crédito Individual (CCI)

6.4. Programa Pró–Cotista

6.5. Programa Carta de Crédito Associativa (CCA)

6.6. Programa Apoio à Produção

6.7. Programa Financiamento para Aquisição de Material de Construção (FIMAC)

7. Outras Opções de Financiamento

7.1. Financiamento na Planta (Associativo)

7.2. Securitização de Recebíveis Imobiliários

7.3. Fundos de Investimento (Imobiliário e de Participações)

7.4. Investimento Direto

8. Legislação, Bibliografia e Sites de Interesse.

INSTRUTOR:

LEONARDO DE PAULA LONGO -  Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), MBA em Finanças pelo IBMEC, extensão em Gestão Empresarial pela Fundação Dom Cabral (FDC); Bacharel em Administração de Empresas pelas Faculdades do Triângulo, corretor de seguros e de imóveis, com 40 anos no mercado financeiro, dos quais 32 no Banco do Brasil, onde implantou a área de crédito imobiliário. 11 anos como consultor de instituições financeiras, tendo implantando a área de crédito imobiliário do Banco Sicredi, do Banco Sicoob, do Banco do Estado do Pará (Banpará), da Ailos e está em fase de implantação da Uniprime e da Unicred. Também presta consultoria para estruturar operações de captação de recursos para financiamento de empreendimentos imobiliários e Built to Suit (BTS). É instrutor de cursos na área de crédito imobiliário e finanças, para várias entidades (Sinduscon-MG, Abecip, Secovi-SP, CNF, ABBC etc.) e empresas (CEF, Bradesco, Itaú–Unibanco, Banco Sicoob, Banpará, BRB, Banco Inter, dentre outros).

OBSERVAÇÕES:

O Sinduscon-MG e a Britto Escola Técnica reservam-se o direito de alterar o número de vagas, datas, horários ou cancelar o curso.

A inscrição é INDIVIDUAL e somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento ou confirmação do cartão de crédito.

Os valores acima mencionados serão considerados mediante regularidade dos pagamentos das contribuições ao sindicato.

Caso não haja o quórum mínimo para realização do curso, o participante será comunicado por e-mail e/ou telefone, num prazo de 24 horas antes da realização do mesmo, com a devolução do respectivo valor da inscrição.

Será devolvido o valor integral no caso de cancelamento por parte do participante em até 2 (dois) dias úteis antes da realização do curso, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br ou cursos@britto.com.br). Caso ocorra no dia anterior do curso, o cancelamento implicará na retenção de valor correspondente a 50% (cinquenta por cento) da inscrição. O não comparecimento ou a desistência no dia do curso implicará na perda integral do valor da inscrição.

Pagamento no boleto com 10% de desconto (+ taxa de emissão). Transferência ou Pix com 10% de desconto. Cartão de crédito em até 3 vezes sem juros* (consulte condições*). Aproveite!






Contato: (31) 3253-2662 / 97151-7277 / 3360-9505