Sinduscon – MG

Notícias

Home / Construção Civil inicia capacitação de construtoras e incorporadoras de Minas Gerais para implantação do BIM – A revolução no setor de construção

Construção Civil inicia capacitação de construtoras e incorporadoras de Minas Gerais para implantação do BIM – A revolução no setor de construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), realiza no dia 23/03 um workshop, na sede da Federação das Indústria do Estado de Minas Gerais (FIEMG), de implementação do BIM (Building Information Modeling), uma novidade na gestão de projetos de edificação e que está mudando a forma de construir no disputado mercado da construção civil. “Hoje o BIM é a mais importante bandeira da COMAT/CBIC, no que tange a investimento em inovação, com bons resultados já no curto prazo para as construtoras quanto à melhoria da qualidade e produtividade”, ressalta o presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Klavdianos.

Promovido pela CBIC e pelo Senai Nacional, com realização pelo Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), o evento terá a participação de lideranças empresariais de entidades associadas, sindicatos da construção e especialistas para debater sobre as vantagens da utilização dos processos BIM, que estão alterando o dia a dia das empresas do setor. Os participantes poderão levantar dúvidas, trocar experiências e a oportunidade de conhecer os exemplos exitosos de gestão de projetos apresentados.

O BIM é um conjunto de processos e tecnologias baseadas em objetos 3D que, combinados, geram uma metodologia aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia de edificação ou instalação passando pelo desenvolvimento do projeto, construção, uso, operação e manutenção. A tecnologia BIM tem rompido paradigmas de produtividade, elevando o patamar de precisão e confiabilidade dos projetos.

Estão confirmadas as presenças do diretor Técnico da Sinco Engenharia e líder do Projeto Disseminação do BIM, Paulo Rogério Luongo Sanches; do consultor BIM Rogério Suzuki; e dos representantes das empresas desenvolvedoras do BIM, que irão expor as diversas possibilidades de uso do BIM no mercado da construção.

Como parte do projeto de incentivo à adoção do BIM, a CBIC, no ano passado, tornou disponível à cadeia produtiva a “Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras (http://cbic.org.br/bim/). As ações descritas estão contidas no projeto de disseminação do BIM, uma iniciativa CBIC e Senai Nacional.

Assinada por Wilton Catelani, a publicação é um passo a passo completo sobre a implantação da plataforma BIM. Está organizada em cinco volumes: Fundamentos BIM, Implementação BIM, Colaboração e Integração BIM, Fluxos de Trabalho BIM e Formas de Contratação BIM.

Serviço:

Evento: Workshop Implementação do BIM

LOCAL: Auditório da Fiemg (4° Andar) – Av. do Contorno, 4456 – Funcionários- Belo Horizonte – MG

DIA: 23 de março de 2017

HORA: das 8h às 12 horas

Programação do Workshop Implementação do BIM –Belo Horizonte