Sinduscon – MG

Notícias

Home / CBIC inicia o 94ª Enic com debates sobre o ambiente de negócios e pontos de atenção do setor

CBIC inicia o 94ª Enic com debates sobre o ambiente de negócios e pontos de atenção do setor

A 94ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) começa nesta segunda-feira (20) de maneira virtual e vai debater o ambiente de negócios e os riscos que se apresentam para os agentes do mercado. O evento gratuito acontecerá durante quatro dias, de 20 a 23 de junho, com oficinas e painéis com especialistas de áreas ligadas ao setor. Dentre os assuntos abordados estão os recentes aumentos de juros e inflação no Brasil e no mundo e a turbulência econômica, que tornaram-se temas centrais de qualquer decisão para a construção atualmente.

O tempo médio de maturação dos empreendimentos, que costuma atravessar os anos, e as dificuldades enfrentadas pelo setor com os sucessivos aumentos dos custos da construção, também serão destaques no encontro como tema central dos painéis “Comportamento Atual e futuro dos preços de materiais” e “Materiais – como reduzir custos”. A inflação também será tratada no painel “Equilíbrio em contratos de obras públicas”, uma vez que contratos assim vêm se tornando inviáveis por conta do aumento de preços.

O economista Eduardo Giannetti vai tratar do cenário conturbado também na palestra “Incertezas: Eleições e turbulência externa”. Já o professor da Fundação Dom Cabral, Paulo Vicente dos Santos Alves, vai olhar para o cenário geopolítico com a palestra “Para onde o mundo caminha”.

“Neste ano temos guerra, pandemia ainda em curso e eleições gerais. Esse ambiente do mundo em transformações nos leva a voltar os olhos principalmente para especialistas de mercado que possam trazer uma visão de cenários de curto e médio prazo”, diz o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), José Carlos Martins.

Ieda Vasconcelos, economista da CBIC e assessora econômica do Sinduscon-MG, será uma das palestrantes do painel “Comportamento Atual e Futuro dos Preços de Materiais”, no dia 21/06. A programação conta ainda com assuntos ligados à inovação, sustentabilidade, tecnologia e eficiência para as empresas da construção. 

Edições anteriores

A CBIC promoveu a 93ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (Enic) em outubro e o Enic | Política & Estratégia, em novembro de 2021, que trouxeram intercâmbio de conhecimento e debates sobre temas essenciais para o segmento, como economia, inovação e gestão. O 93º Enic teve mais de 10 mil participantes inscritos, 80 palestrantes de renome nacional, entre especialistas, autoridades e importantes nomes do mercado, além de quase 40 painéis e workshops.

Já o Enic | Política & Estratégia, mais voltado para o diálogo com o poder público federal, contou com a presença de autoridades como o ministro da Economia, Paulo Guedes, o então ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, o vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos (PL-AM), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, o procurador-geral da República, Augusto Aras, além de senadores e deputados. Os debates tiveram mais de 24 mil visualizações, com mais de 5.200 horas assistidas.

O 94º Enic é realizado pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e conta com a correalização do Sesi, Senai e patrocínio do Sebrae, Confea, Mútua, AltoQI, SoftwareONE, CV, Sienge e Caixa Econômica Federal. 

Veja a programação completa e inscreva-se no Enic

Serviço

Evento: 94º Enic

Data: 20 a 23 de junho

Horário: A partir de 17h

Onde: evento online

Inscrições gratuitas: https://cbic.org.br/enic/

Mais informações

Andreza Figueiredo – (61) 98154-7220
Gabriela Visconti – (11) 96406-3138