Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair

Publicações Técnicas e Cartilhas

Cartilha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil - 3ª edição

Cartilha de Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Construção Civil - 3ª edição

Com a atualização de informações básicas, trata da gestão/gerenciamento dos resíduos nos canteiros de obras, de acordo com a Resolução 307/2002 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (CONAMA), alinhada às diretrizes de destinação de resíduos da Superintendência de Limpeza Urbana da prefeitura municipal de Belo Horizonte (SLU/PBH).

Download

Cartilha de Blocos Cerâmicos para Alvenaria de Vedação e Blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural

Cartilha de Blocos Cerâmicos para Alvenaria de Vedação e Blocos Cerâmicos para Alvenaria Estrutural

Ambos os procedimentos acima foram reeditados pelo Sinduscon-MG e ensinam a maneira correta para a compra, recebimento e armazenamento dos referidos blocos. Trata-se uma cartilha única, que traz orientações sobre os dois tipos de blocos, e é uma revisão motivada pela alteração da norma técnica relacionada aos respectivos materiais. Como benefício, a publicação objetiva menor custo e desperdício, responsabilidade ambiental, sustentabilidade, além do aspecto social, já que a informação é um instrumento de inclusão, possibilitando o acesso ao conhecimento, servindo também para aquelas pessoas (leigas) que adquirem materiais para construir a sua própria casa.

Download

Manual Básico para Implantação de Segurança no Canteiro de Obras

Manual Básico para Implantação de Segurança no Canteiro de Obras

Voltada para o profissional do canteiro de obra, a cartilha, desenvolvida em parceria com o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) o braço social do sindicato - trata da implantação de saúde e segurança no trabalho com vistas à redução de acidentes de trabalho. A publicação orienta sobre o uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPI's) e de máquinas e equipamentos.

Download

Financiamento Imobiliário: Uma Visão Geral dos Produtos Disponíveis - 3ª Edição

Financiamento Imobiliário: Uma Visão Geral dos Produtos Disponíveis - 3ª Edição

A cartilha indica onde podem ser encontradas informações sobre as modalidades de crédito para a moradia, disponíveis atualmente no mercado. Traz também opções de linhas de crédito oferecidas por sete instituições financeiras - Caixa Econômica Federal; Santander Banespa; Bradesco; Unibanco; HSBC; Banco Itaú e Real ABN AMRO -, que esclarecem as dúvidas sobre as características principais de cada produto, a quem se destina, quais as taxas de juros aplicadas, garantias e prazos de financiamento, dentre outras importantes variáveis. Em sua segunda edição, a cartilha teve a sua versão atualizada e aborda, inclusive, mudanças que entrarão em vigor a partir de janeiro de 2008. Além de informar o pretenso comprador do imóvel, a publicação traz ainda as opções de planos existentes para o construtor que precisa de recursos para financiar os seus empreendimentos. O trabalho contou com o apoio do Ministério das Cidades e do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG), e com a colaboração dos bancos acima mencionados.

Download

Custo Unitário Básico (CUB m²): Principais Aspectos

Custo Unitário Básico (CUB m²): Principais Aspectos

Elaborada pela Assessoria Econômica da entidade, a publicação esclarece os principais aspectos que envolvem o CUB/m2 como, por exemplo, sua origem, objetivo, metodologia de cálculo, características dos projetos-padrão considerados, principais definições utilizadas em seu processo, além de demonstrar aspectos relevantes da ABNT NBR 12721:2006, como as especificações dos acabamentos nos orçamentos dos projetos-padrão. A cartilha detalha, ainda, informações como a família completa dos insumos utilizados no cálculo do CUB/m², além de demonstrar, em seu anexo, os projetos-padrão para os quais o custo da construção é calculado. Desta forma, a publicação objetiva disseminar o conhecimento detalhado do que vem a ser e como é calculado um dos mais importantes indicadores de custos da construção. O trabalho contribuirá para que todos os usuários do CUB/m² - construtoras, incorporadoras, compradores de imóveis, engenheiros, arquitetos, profissionais da área de orçamento em geral etc. - ampliem seus conhecimentos, facilitando a correta utilização do referido indicador e tornando-o ainda mais transparente. Informações adicionais sobre a referida cartilha - que conta com o apoio do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-MG) e da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) - e o indicador da construção, incluindo a sua série histórica completa, podem ser obtidas diretamente com a assessora econômica do Sinduscon-MG, Ieda Vasconcelos, pelo telefone (31) 3275-1666.

Download

Primeira  < 9 10 11