Quinta-feira, 16 de Setembro de 2021 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair
14/09/2016

Sinduscon-MG realiza o fórum para debater desempenho em edificações habitacionais

No último dia 08, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) promoveu o 1º Fórum Mineiro de Coordenação de Projetos para o Desempenho. O evento ocorreu dentro do 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção e teve como destaque o lançamento do Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais. Cerca de 170 empresários, especialistas e profissionais participaram dos debates que ocorreram dentro da programação do Minascon 2016.


Na abertura do Congresso, o vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Henrique Moreira, o 1º vice-presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, o presidente da Câmara da Indústria da Construção (CIC-Fiemg), Teodomiro Diniz Camargos, e o diretor regional do Senai-MG, Cláudio Marcassa, destacaram a importância de entidades do setor se reunirem para fomentar a inovação tecnológica e a difusão do conhecimento. “O Congresso do Sinduscon-MG é o único que esteve em todas as 13 edições do Minascon. Ele é o evento técnico do Minascon”, afirmou Eduardo Moreira.


Já Geraldo Júnior destacou a atuação e a produção de conteúdos técnicos por parte do Sinduscon-MG, citando como exemplo o Manual para Contratação de Projetos para o Desempenho de Edificações Habitacionais que foi detalhado na sequência na palestra ministrada por Patrícia Gomes Barbosa, do Instituto Izabela Hendrix, e por Paulo Roberto Andery, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).


A segunda apresentação do dia foi proferida por Fernanda Basques, do Grupo de Empresas Mineiras de Arquitetura e Urbanismo (Gemarq), que falou sobre as frases do escopo e a entrega dos projetos de arquitetura com vistas ao desempenho das edificações. Em seguida, Leonardo Braga Passos, da Abece-BH, destacou a importância de se investir na fase de projetos e reforçou que é preciso que haja uma revisão para evitar problemas na construção ou mesmo riscos de colapsos das estruturas.


Finalizando os trabalhos da manhã, o diretor da Área de Materiais e Tecnologia do Sinduscon-MG, Cantídio Alvim Drumond mediou o debate com os palestrantes, reforçando a necessidade de que profissionais conheçam mais a Norma de Desempenho NBR 15.575.


Na parte da tarde, o Fórum Mineiro de Coordenação de Projetos para o Desempenho continuou com Carla Macedo, da Abrasip-MG, explicando como os sistemas elétricos e hidráulicos podem impactar no desempenho de uma edificação. Já Marco Antônio Vecci, da UFMG, abordou detalhes do desempenho acústico e os cuidados para evitar que erros no processo possam elevar o nível de transferência de ruído em desconformidade com a norma. Quanto ao desempenho térmico e lumínico, Rejane Loura, também da UFMG, mostrou que Minas é o Estado que tem a maior variação de classes relativas ao desempenho térmico, impactando na escolha pelo tipo de cobertura e até cores das fachadas dos edifícios.


Diante dos desafios de se implantar a Norma de Desempenho, o Centro de Tecnologia de Edificações (CTE), realizou uma pesquisa junto a 145 empresas de 18 estados para identificar o que o setor deve fazer para a plena aplicação da norma e o resultado, segundo Márcia Menezes, apontou que os projetos básicos precisam ser mais detalhados e mais completos.


Finalizando trabalhos do Fórum e do primeiro dia do Congresso, um debate sobre práticas que estão sendo adotadas dentro de empresas para o atendimento à Norma de Desempenho foi realizado com gestores da Caparaó, MRV e Emccamp.


O 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção foi uma realização do Sinduscon-MG e do Senai-MG, com o apoio do Seconci-MG e Sebrae, tendo o patrocínio de Amanco, Alfa Alumínios, Alternativa Caçambas, Bloco Sigma, Brasilit, Clamper e Palco Saint-Gobain.


Leia também: Congresso do Sinduscon-MG discute inovações e novas tecnologias na Construção Civil


Veja mais fotos