Quinta-feira, 18 de Abril de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair
31/08/2016

Congresso do Sinduscon-MG vai debater soluções técnicas de projetos, desempenho e inovação

Construir edificações com melhor desempenho e que atendam aos requisitos dos clientes se tornou o foco da Indústria da Construção. Além de induzir a inovação e aumentar a vida útil da unidades habitacionais, o investimento em projetos para o desempenho também possibilita um uso mais racional dos recursos naturais. Por isso, nos dias 8 e 9 de setembro, o 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção vai reunir profissionais, especialistas e empresários do setor para discutir novas soluções. O evento faz parte da programação do Minascon 2016.


No primeiro dia, acontece, dentro do Congresso, o 1º Fórum Mineiro de Coordenação de Projetos para o Desempenho que terá a exposição de especialistas abordando a gestão do processo de projetos de arquitetura; térmicos e lumínicos; estrutura; acústica; sistemas prediais elétricos e hidráulicos. Esses sistemas são essenciais para a produção de edificações e o ideal é que sejam projetados de forma integrada, dentro dos parâmetros estabelecidos pela Norma de Desempenho NBR 15.575.


“Será uma oportunidade de aprofundarmos o conhecimento em todos os projetos que são necessários para garantir que uma edificação ofereça conforto ao usuário e também seja eficiente. Todos os sistemas são interligados e possibilitam que um apartamento possa utilizar melhor e por mais tempo as correntes de ar e a posição do sol para reduzir o uso do ar-condicionado e de iluminação artificial, por exemplo”, explica o vice-presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior.


No segundo dia o destaque é o painel Inovação Tecnológica/Desempenho que vai abrir espaço para discussões envolvendo boas práticas para entrega de empreendimentos, inovação em habitação de interesse social, utilização do catálogo de desempenho de subsistemas do SiNAT e sistemas construtivos que priorizam o desempenho e a sustentabilidade.


“Também teremos uma apresentação sobre procedimentos para contratação de projetos BIM, Building Information Modeling, que em português significa Modelagem da Informação da Construção. Na prática esse modelo de software possibilita integrar e projetar o desempenho de todos os sistemas de uma edificação ainda na fase de planejamento. Assim, todos os processos podem ser desenvolvidos de forma mais rápida, possibilitando menor desperdício de material e ainda com parâmetros concretos de desempenho”, afirma o vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Henrique Moreira.


O 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção tem como público-alvo empresários, gestores, engenheiros, arquitetos, estudantes e demais profissionais da Indústria da Construção. O valor das inscrições é de R$ 170 para associados e estudantes (devidamente identificados) e de R$ 450 para demais interessados. O pagamento por boleto bancário tem 10% de desconto. As vagas são limitadas e inscrições devem ser feitas no site do Sinduscon-MG: www.sinduscon-mg.org.br. Mais informações com Sílvia Lopes pelo telefone (31) 3253-2687 ou pelo e-mail congresso@sinduscon-mg.org.br. 


Serviço
O 15º Congresso Sinduscon-MG de Materiais, Tecnologia e Sustentabilidade na Construção
Local: Expominas (Av. Amazonas, 6200 - Gameleira, Belo Horizonte - MG)
Programação e inscrição: http://bit.ly/CongressoSinduscon-MG
Data e horário
08 de setembro, das 8h30 às 17h.
09 de setembro, das 8h50 às 17h30.