Quinta-feira, 25 de Abril de 2024 Sinduscon MG
ÁREA DO ASSOCIADO | Sair
29/08/2016

Atividades de lazer, cultura e cidadania marcam o Dia Nacional da Construção Social 2016 na Região Metropolitana de Belo Horizonte

Neste sábado, a comemoração do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) no Clube Sesi Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, teve como destaque a confraternização dos trabalhadores da Construção e suas famílias. Idealizado pela CBIC, em Minas Gerais, o evento foi organizado pelo Seconci-MG, Sicepot-MG e Sinduscon-MG para atender 1.000 pessoas.


Nesta edição, ao todo, foram realizados 3.216 atendimentos nas atividades de lazer, cultura cidadania e cuidados com saúde. O evento teve a contribuição de voluntários das três entidades organizadoras e também de profissionais do Sesi-Fiemg.


O superintendente executivo do Seconci-MG, Ivon Ribeiro de Godoy, destacou que a iniciativa busca valorizar o verdadeiro patrimônio das empresas. “São os trabalhadores que fazem a empresa. Sem as pessoas as empresas simplesmente não existiriam”, afirmou. Já o diretor de Planejamento do Sicepot-MG, Jorge Sander, destacou o clima de confraternização. “Este é um momento de comemorar junto com o trabalhador e melhorar a cada dia o relacionamento”, complementou.


Os torneios de futebol society e de futsal mobilizaram os trabalhadores, que montaram equipes dentro das empresas para a disputa. Neste ano, a Salum Construções foi a grande campeã nas duas modalidades. O soldador Saulo Januário de Souza e o almoxarife Renato Lilton Silva participaram das duas conquistas e levantaram os troféus.


“Já participei de três edições do Dia Nacional e sempre venho com a minha família. Agora sou bicampeão no futsal e campeão no society”, comemora Renato Silva. Participando pela primeira vez do evento, Saulo mostrou que é pé-quente. “Estou gostando muito do evento e o bom é que já na minha primeira vez fui campeão”, complementa Saulo.


Enquanto alguns trabalhadores estavam em campo, outros disputavam o torneio de truco e a criançada fazia a festa nos brinquedos infláveis e também aproveitam a distribuição gratuita dos livros para garantir boas histórias. Nas atividades recreativas, crianças, jovens e adultos aproveitaram ainda as aulas de hidroginástica, circuito funcional, zumba e aero hit.


Também foram realizadas oficinas de Taekwondo, de sabão feito com óleo, de compostagem, de pequenas hortas, de pintura de giz em pano de prato e de armadilha para o mosquito da dengue. Os homens puderam ainda cortar o cabelo, enquanto as mulheres aproveitaram para retocar a sobrancelha.


Geisiane de Souza Freitas Emerique participou pela segunda vez do DNCS e neste ano aproveitou para aferir a pressão. “Vim com meu marido e este ano estou gostando mais porque está mais tranquilo”. No circuito de saúde foram oferecidos outros serviços, como teste de hepatite C e sífilis, exame de palpação de mamas, orientação nutricional, informações sobre doenças sexualmente transmissíveis e atendimento odontológico.


Túlio Sergio Santos entrou recentemente para a empresa Embraurb e na primeira oportunidade trouxe quase toda a família para o DNCS. “Estou gostando bastante. Vieram minha esposa, minha filha, minha sogra, duas cunhadas, uma nora e uma afilhada. Também queria ter trago o meu pai, que apesar de mais velho gosta de nadar e dançar”, contou Túlio Sérgio. O operador de máquina aproveitou para fazer uma limpeza de dente na filha Tainá, de 10 anos. “Não vou perder nenhuma edição”, completou.


Ao final do evento, todos os trabalhadores e seus familiares tiveram a chance de faturar prêmios. Foram sorteados dezenas de itens, entre mochilas, óculos, utensílios domésticos e microondas.


O Dia Nacional da Construção Social 2016 é coordenado pelo Fórum de Ação Social e Cidadania (FASC) da CBIC, em parceria com o SESI Nacional e o Fórum dos Seconcis (Serviço Social da Construção Civil). Em Minas Gerais, é realizado pelo Seconci-MG, Sicepot-MG e Sinduscon-MG e correalizado pelo SESI FIEMG, com o patrocínio da Clamper, Plano de Amparo Social Imediato (PASI) e Paulo Lasmar Advogados Associados e apoio da Ótica Diniz.