Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG realiza evento em parceria com a CBIC para a disseminação do BIM em Minas Gerais

Sinduscon-MG realiza evento em parceria com a CBIC para a disseminação do BIM em Minas Gerais

bim2Nessa quinta-feira, dia 23, o Sinduscon-MG, em parceria com a Comat/CBIC e o Senai, realizou Workshop Implementação do BIM. Mais de 150 empresários e profissionais participaram do evento que reuniu especialistas para explicar o modelo BIM (Building Information Modeling) e apresentar experiências bem-sucedidas. O objetivo é democratizar o conhecimento sobre o tema e oferecer subsídio à implementação da metodologia nas empresas.

Para o vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Henrique Moreira, o BIM traz vantagens expressivas no processo construtivo. “Os processos BIM tem potencial para trazer resultados expressivos não só do ponto de vista técnico, mas também traz resultados de sustentabilidade e redução de custos, redução de retrabalhos, ordena a logística de todo o processo construtivo e viabiliza o cumprimento dos prazos”.

O encontro em Belo Horizonte abre a temporada de capacitação em BIM, que seguirá, ainda esse ano, a outras 15 localidades. A Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (COMAT), construiu uma rede de relacionamento com as empresas desenvolvedoras de software em BIM no país para que fosse realizado o treinamento das entidades associadas. Segundo o presidente da COMAT, Dionyzio Antonio Klavdianos, todos os profissionais que irão percorrer o país levando capacitação aos profissionais da construção passaram por um rigoroso processo de avaliação e estão credenciados para parcerias futuras com os sindicatos e empresas interessadas.

O evento contou com a participação de lideranças empresariais de entidades associadas, sindicatos da construção e especialistas. “O objetivo hoje não é falar na teoria, mas na prática. Nós vamos sair daqui com um caminho pronto para iniciar a implantação do BIM”. A época de crise é o momento para se fazer o investimento em tecnologia”, ressaltou o líder do Projeto de Disseminação do BIM, Paulo Rogério Luongo Sanches.

Na ocasião, houve a oportunidade de conhecer de forma prática as vantagens da utilização dos processos BIM na cadeia da construção civil. Os participantes puderam levantar dúvidas, trocar experiências e ainda a oportunidade de conhecer os exemplos exitosos de gestão de projetos BIM.

O BIM é um conjunto de processos e tecnologias baseadas em objetos 3D que, combinados, geram uma metodologia aplicável a todo o ciclo de vida de um empreendimento, desde a concepção de uma ideia de edificação ou instalação passando pelo desenvolvimento do projeto, construção, uso, operação e manutenção.

Como parte do processo de adesão ao BIM, a CBIC, no ano passado, tornou disponível à cadeia produtiva a “Coletânea Implementação do BIM para Construtoras e Incorporadoras (http://cbic.org.br/bim/), lançada no âmbito COMAT/CBIC. Assinada por Wilton Silva Catelani, a publicação sobre o Building Information Modeling (BIM) é um passo a passo completo para adesão aos processos BIM.

Durante os trabalhos de capacitação, coube ao consultor BIM CBIC, Rogério Suzuki, uma apresentação detalhada e didática da Coletânea de Guias BIM da CBIC. O documento está dividido em cinco volumes – Fundamentos BIM, Implementação BIM, Colaboração e Integração BIM, Fluxos de Trabalho BIM e Formas de Contratação BIM. A documentação foi precedida da publicação 10 Motivos para evoluir com o BIM. Essas ações estão contidas no projeto de disseminação do BIM, iniciativa CBIC/Senai Nacional.

Especialistas e empresários, que acompanham o desenvolvimento de projetos com a utilização do BIM, entendem que o BIM tem rompido paradigmas de produtividade, elevando o patamar de precisão e confiabilidade dos projetos. O consultor BIM/CBIC, Rogério Suzuki, disse que o uso do BIM está em franco avanço no país e que grandes players já estão exigindo edital em modelagem BIM.” A mudança vai ocorrer quando você entender que precisa mudar e todo mundo comecará a mudar e parar de perder dinheiro”, destacou Suzuki, ressaltando que as empresas menores são as mais rápidas em promover mudanças. O próximo roadshow em BIM será realizado em Recife no dia 27 de março.

Com informações do CBIC Hoje