Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG participa de seminário sobre reutilização de rejeitos da mineração

O vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Moreira, participou da abertura do evento - Imagem: Sinduscon-MG
Sinduscon-MG participa de seminário sobre reutilização de rejeitos da mineração

A destinação dos rejeitos da mineração e a economia circular foram os temas do seminário realizado nesta segunda e terça-feira (03 e 04), em Belo Horizonte, pelo Governo de Minas.

O vice-presidente da Área de Materiais, Tecnologia e Meio Ambiente do Sinduscon-MG, Eduardo Moreira, participou da mesa de abertura do evento que teve como um dos debates a destinação dos rejeitos da mineração como matéria-prima para construção civil.

“Materiais como areia e argila resultantes de atividades minerárias podem ser utilizados para produzir blocos para alvenaria, pavimentação e argamassas. Inclusive, há estudos de universidades que comprovam a viabilidade econômica e sustentável dessa prática”, comentou Moreira.

O dirigente também lembrou que “o Sinduscon-MG vem mantendo parceria com o Governo de Minas em busca de soluções mais assertivas na questão ambiental, entre elas, a criação de um sistema de agendamento eletrônico para o atendimento das demandas das Superintendências Regionais de Meio Ambiente (Suprams) no ano passado.

O seminário “Reaproveitamento de Rejeitos da Mineração e Economia Circular” foi promovido pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) – por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e da Fundação Estadual de Meio Ambiente(Feam) – em parceria com o Sindicato das Indústrias Extrativistas de Minas Gerais (Sindiextra).