Sinduscon – MG

Notícias

Home / SINDUSCON-MG: Mais de oito décadas a serviços da Construção Mineira

SINDUSCON-MG: Mais de oito décadas a serviços da Construção Mineira

O início do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) se confunde com a história de Belo Horizonte. À época da fundação da entidade – 14 de dezembro de 1936 -, BH tinha pouco mais de 200 mil habitantes e o setor crescia junto com a cidade. Obras históricas foram construídas nesta época, a exemplo do Minas Tênis Clube e do Edifício Acaiaca, que não só fazem parte da memória afetiva dos mineiros como se tornaram símbolos da evolução do setor em Minas.

Hoje, são mais de oito décadas de excelência em serviços prestados para fomentar o desenvolvimento da Indústria da Construção Civil. Com iniciativas que não apenas aumentam a eficiência e a sustentabilidade das empresas que atuam no segmento, nossa entidade foi muito além da missão de um sindicato patronal básico.

Desde sua criação, oferecemos apoio incondicional às empresas associadas por meio das Assessorias Econômica, Jurídica e Técnica. Realizamos treinamentos que incentivam a atualização constante dos empresários e estruturamos produtos e serviços que contribuem para aumentar o nível de competitividade e maturidade das empresas.

Também identificamos oportunidades e atuamos na resolução de demandas através da interação e da representatividade institucional junto a órgãos públicos e instituições parceiras, como a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (FIEMG), que conosco trabalham arduamente para posicionar a Construção Civil, a construção industrial e corporativa e o Mercado Imobiliário no centro do debate nacional.

Sabemos também que um setor jamais avança sem atenção aos seus trabalhadores. Essa preocupação se estende por meio do Seconci-MG, nosso braço social, sempre cuidando da saúde e do bem-estar dos colaboradores da Construção. Através das negociações coletivas, buscamos também o melhor equilíbrio para que empresas e funcionários tenham seus direitos assegurados. Nesse contexto, inúmeras Convenções Coletivas de Trabalho (CCTs) foram firmadas ao longo desses anos. Geraldo

Na comemoração desses 84 anos de história, agradecemos às mais de 9.000 empresas construtoras, abrangendo 500 municípios mineiros, que se fazem representadas pelo Sinduscon-MG. São elas que promovem o aumento exponencial da nossa força de atuação.

Agradecemos também a todos os companheiros do setor, ex-presidentes, ex-diretores e colegas da administração corrente, por acreditar que juntos podemos construir uma Minas Gerais e um país melhor. Reforçamos o nosso compromisso de fortalecer, cotidianamente, a Construção Civil como peça fundamental para o progresso e o desenvolvimento econômico do Brasil.

Parabéns, Sinduscon-MG, por construir soluções há mais de oito décadas.

 

Engº Geraldo Jardim Linhares Júnior, presidente do Sinduscon-MG