Notícias

Home / Notícias / Sinduscon-MG e CBIC debatem formação de preços em projetos industriais e corporativos

O presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas da CBIC e vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG, Ilso Oliveira: "Workshop debateu soluções para o segmento" - Imagem: Sebastião Jacinto Júnior/Fiemg
Sinduscon-MG e CBIC debatem formação de preços em projetos industriais e corporativos

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio da sua Comissão de Obras Industriais e Corporativas (COIC – antigo Fórum das Empresas Prestadoras de Serviços), e o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), com a correalização do Senai Nacional e o apoio da Fiemg, realizaram nesta quarta (03), em Belo Horizonte, o “Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais corporativos”.

O evento reuniu cerca de 90 dirigentes representantes de diferentes segmentos. Entre eles: construtoras, montadoras, empresas de engenharia, gerenciadoras, instituições afins, além de grandes contratantes de obras.

Durante a abertura do evento, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, deu as boas vindas aos participantes por meio de um vídeo. O dirigente salientou que o setor de obras industriais é importante para a construção civil brasileira por ser a linha de frente em tecnologia e gestão. “Esse é o primeiro encontro da Comissão e um dia marcante para o futuro, um futuro em que o mercado de vocês será ampliado devido ao fato de que, cada dia mais, o setor público diminui sua capacidade de investimento. Então é muito claro que o setor privado entrará nesses vários nichos que se abrirão com a ausência do Estado, e nisso, vocês terão um papel fundamental!”, declarou.

Segundo o presidente da Comissão de Obras Industriais e Corporativas da CBIC e vice-presidente de Obras Industriais do Sinduscon-MG, Ilso Oliveira, o workshop debateu soluções para o segmento. “Está comprovado, por estatísticas, que um dos fatores de insucesso se refere ao processo de formação de preços dos projetos industriais e corporativos. Por isso, nós discutimos aqui exatamente a formação de preços dando um destaque especial para a parcela de BDI”, disse.

O presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Jardim Linhares Júnior, conta que o trabalho da Comissão de Obras Industriais  é de orgulho para o sindicato. “A Comissão de Obras Industriais (COI) é uma novidade que praticamente está sendo inserida hoje no contexto nacional. É o primeiro workshop feito pela CBIC, antigamente era uma utilidade pública só do Sinduscon-MG, mas isso ultrapassou o estado. A Comissão é muito representativa já que é composta por empresas que correspondem a praticamente 27% do PIB. É um grupo de empresas influentes, contratantes de peso, e para nós é um grande orgulho saber que começou há 4, 5 anos por meio de um fórum do Sinduscon-MG!”, pontuou.

O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, conta que “a Comissão é uma frente que visa a integração da cadeia produtiva ao setor industrial. São construtoras que trabalham com a indústria e na base da indústria, tais como, mineração, siderurgia e tantas outras. Então é importante discutir e se integrar. O prestador de serviço tem que entender muito bem para quem ele presta o serviço e tem que fazer parte desse corpo industrial. Essa cadeia produtiva tem uma pauta ampla para vivenciar, principalmente, agora em tempos de crise da mineração em Minas Gerais. A indústria também passa por uma transformação que é o setor 4.0 e é fundamental que o segmento de obras industriais esteja alinhado para saber reconhecer e ser parte do processo de transformação”, avaliou.

Apresentações – Ao longo do dia, o workshop apresentou três diferentes temas que foram debatidos com a plateia. O coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu, falou sobre “A inovação como caminho para as empresas e para o sucesso de seus projetos”; o diretor de Operações da Reta Engenharia, Marcus Cassini, abordou “A formação de preços como etapa determinante para o sucesso dos projetos”; o gerente de Projetos Estratégicos da VLI, Fernando Ribeiro, tratou sobre “BDI: visão do contratante” e o coordenador da Subcomissão de Contratos do Sinduscon-MG, Thiago de Melo, falou sobre a nova versão da cartilha de BDI, que está sendo organizada pela CBIC e o Sinduscon-MG.

O conteúdo das apresentações está disponível para os associados ao Sinduscon-MG na Biblioteca Digital. Acesse aqui com login e senha.

Vídeo – Veja, no vídeo abaixo, a palestra: “A inovação como caminho para as empresas e para o sucesso de seus projetos” apresentada pelo coordenador do Núcleo de Inovação e Empreendedorismo da Fundação Dom Cabral, Hugo Tadeu:

Veja abaixo as fotos do evento:
Workshop BDI: Nivelando conhecimento sobre formação de preços em projetos industriais corporativos

Votar: