Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG e Abrasip-MG lançam nova edição sobre redes de telecomunicações em edificações

Lançamento reuniu mais de 70 pessoas, entre projetistas, arquitetos e construtores - Imagem: Divulgação
Sinduscon-MG e Abrasip-MG lançam nova edição sobre redes de telecomunicações em edificações

A terceira edição do “Manual Técnico Redes de Telecomunicações em Edificações” foi lançada nesta quarta-feira (09) em Belo Horizonte. A publicação, elaborada por meio da parceria entre o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e a Associação Brasileira de Engenharia de Sistemas Prediais, Regional de Minas Gerais (Abrasip-MG), aborda de forma prática todos os conceitos e as diretrizes adequadas para a implementação dos sistemas de redes de telecomunicação em uma construção.

O diferencial da terceira versão é a abordagem sobre os procedimentos necessários para adequação às novas tecnologias, entre elas, as relacionadas à Internet das Coisas (IoT), além de apresentar os aspectos técnicos dos projetos que se referem ao programa Minha Casa Minha Vida e a adequação das edificações para a instalação dos serviços oferecidos pelas operadoras de telefonia.

A nova edição foi coordenada pelo engenheiro eletricista, João Carlos Pujoni, e contou com o apoio na elaboração dos também engenheiros eletricistas, Mauro Lúcio Tomazzi Prosdocimi e Antônio Perpétuo Socorro Braga.

Segundo Braga, “a publicação é um instrumento que serve como norte para que os profissionais elaborem seus projetos, além de poder abrir a perspectiva sobre as necessidades de cada cliente”, diz.

“A publicação é a única no Brasil em seu formato e está alinhada com as novas tecnologias. A primeira edição do Manual foi feita no ano 2000, e desde então, o material é referência para o construtor na hora de contratar o projeto de telecomunicação”, afirma o consultor-técnico do Sinduscon-MG, Roberto Matozinhos.

O Manual está disponível para os associados do Sinduscon-MG e Abrasip-MG na versão digital. A publicação pode ser consultada no site do Sinduscon-MG no campo “Área do Associado – Publicações” com acesso via login e senha.

Confira abaixo as fotos do Lançamento:

Sinduscon-MG e Abrasip-MG lançam a nova edição de manual sobre redes de telecomunicações em edificações