Sinduscon – MG

Notícias

Home / Sinduscon-MG coordena reunião do Banco de Dados da CBIC para discutir revisão na metodologia de cálculo do CUB

Sinduscon-MG coordena reunião do Banco de Dados da CBIC para discutir revisão na metodologia de cálculo do CUB

Coordenado pelo Sinduscon-MG, o Banco de Dados da CBIC reuniu representantes de 15 Sinduscons de todo o País no último dia 08, em Brasília, para avaliar a atualização da NBR 12721:2006, que estabelece a metodologia de cálculo do Custo Unitário Básico (CUB/m²). O encontro foi conduzido pelos economistas do Sinduscon-MG Daniel Furletti e Ieda Vasconcelos, que apontaram como  consenso a importância quanto à atualização da norma do CUB.

De acordo com a Lei 4591/64, os Sinduscons são responsáveis pelo cálculo e divulgação do CUB/m². A sistemática revisão das normas de uma forma geral contribui para mantê-las aderentes à realidade da dinâmica setorial. A referida norma deve continuar refletindo o processo construtivo. Neste contexto, a CBIC encaminhará à ABNT solicitação de instalação de uma Comissão de Estudo para iniciar o processo de revisão da NBR 12721.

A ação integra o Projeto de Acompanhamento de Normas Técnicas da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, com apoio do SENAI Nacional. Mais esclarecimentos sobre o processo podem ser obtidos junto ao Banco de Dados da CBIC, pelo e-mail bancodedados@cbic.org.br.