Sinduscon – MG

Notícias

Home / Semad lança nova ferramenta de gestão e fiscalização

Semad lança nova ferramenta de gestão e fiscalização

Fonte: Semad

A Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais (Semad) lançou uma nova ferramenta de gestão e fiscalização ambiental: o Sistema de Fiscalização e Auto de Infração Digital (Sisfai). Com o novo processo, o fiscal agora preencherá apenas alguns dados e as informações essenciais serão importadas do sistema para o auto de infração por meio dos smartphones. Através do sistema o fiscalizado será imediatamente comunicado do conteúdo do auto e receberá, via e-mail ou WhatsApp, toda a documentação lavrada. As fiscalizações já estão acontecendo com o uso desse novo sistema.

O Sisfai permite completa utilização em áreas sem cobertura de rede de dados, o que garante que a fiscalização não fique prejudicada. O software possui duas funcionalidades importantes: uma delas é o módulo que permite aplicar e controlar as notificações para a regularização. Isso ocorre somente quando a pessoa fiscalizada faz jus a esse benefício. Nesses casos, ele é alertado da oportunidade de regularizar sua atividade e não ser autuado.

Já nas fiscalizações que exigem a delimitação de áreas, tais como as de desmatamento, o aplicativo conta com um módulo específico de mensuração de áreas, que será fundamental para criação do banco de dados de áreas autuadas e acompanhamento de sua recuperação, além da integração com outros sistemas de gestão ambiental.

Para mais informações entre em contato: 155 opção 7