Sinduscon – MG

Notícias

Home / Relações contratuais equilibradas são debatidas em congresso 

O vice-presidente de Obras Industrias do Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira, falou sobre a missão da cartilha sobre contratos de empreitada - Imagem: Divulgação
Relações contratuais equilibradas são debatidas em congresso 

Cartilha, que traz entre outros temas, as melhorias na utilização dos recursos disponíveis em um contrato é lançada durante o evento

Com o mercado cada vez mais exigente, dinâmico e competitivo, aprimorar as relações contratuais entre empresas tomadoras de serviço e prestadoras de serviços é uma necessidade. Entendendo a importância desse assunto para a cadeia da construção civil, nesta quarta-feira (13), último dia do Minascon 2017 em Uberlândia, o público pode assistir o Congresso do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e Sindicato da Indústria da Construção Civil do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Sinduscon-TAP), que abordou entre outros temas as Relações Contratuais Equilibradas – Fator de Redução de Custos e Conflitos nos Projetos, apresentado pelo vice-presidente de Obras Industriais e Públicas do Sinduscon-MG, Ilso José de Oliveira, que também lançou a nova edição da cartilha “Contratos de Empreitada na Construção”.

Tendo em vista as especificidades dos contratos de prestação de serviços e a necessidade de implantá-los com prazos e custos reduzidos, o Sinduscon-MG elaborou a cartilha que visa contribuir com as partes interessadas e apontar caminhos para o entendimento e a sinergia entre os envolvidos. A cartilha pretende induzir uma melhora na utilização dos recursos disponíveis em um contrato, eliminar duplicidades de custos e responsabilidades e reduzir conflitos e disputas, para elevar o nível de excelência dos serviços.

De acordo com Oliveira, o Sinduscon MG tem uma Comissão de Obras Industriais e preside  o Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços sediada  na CBIC. “Este Fórum congrega as empresas que atuam no segmento de construção industrial, construtores e montadoras. Estamos fazendo esforço no sentido de promover uma interação maior entre empresas contratantes e contratadas. O nosso foco é aumentar o nível de sucesso na implantação de projetos e com esse objetivo a publicação vem para ajudar as partes a formatar os contratos, dado as especificidades do tipo de contrato de serviço”, afirma.

O vice-presidente frisou que a cartilha foi construída a muitas mãos, com foco no segmento da construção industrial privado, o que abrange construtoras, montadoras, projetistas, contratantes e contratadas. “A cartilha têm regras e dois modelos de contrato a título de sugestão. As empresas precisam entender que o contrato é de entrega de um serviço”.

Ao fim do congresso, os participantes receberam de presente um exemplar da cartilha.  A versão digital está disponível para os associados ao Sinduscon-MG no site da entidade.

Redação: Serifa