Sinduscon – MG

Notícias

Home / Recrutamento em Belo Horizonte. Como estruturar suas demandas complementares?

Recrutamento em Belo Horizonte. Como estruturar suas demandas complementares?

Redação: Selpe

O Recrutamento em Belo Horizonte e todas as formas de contratar uma  Consultoria de RH, para  terceirizar os serviços de RH e R&S.

O mercado deu uma aquecida e parece que um pouco de estabilidade está dando confiança para novos investimentos. Já está pensando em expandir?

O crescimento fará você precisar de demandas complementares no quadro de profissionais. O Recrutamento em Belo Horizonte pode ser facilitado tendo ao seu lado uma empresa de Consultoria em RH com uma equipe focada nas suas demandas.

 Mas afinal qual o cenário do Recrutamento em Belo Horizonte?

Só em 2018, foram quase 30 mil postos abertos, e a maioria na área da construção civil. Em todo estado de Minas Gerais, os setores secundários e terciários são responsáveis por mais de 90% da economia do estado! Dessa forma se o seu recrutamento e seleção estiver focado nessa área, ok! O caminho será de um processo volumoso e de fácil atração de candidatos, contudo quanto mais numeroso um processo, maior o número de profissionais de RH envolvidos.

Mas se a sua organização atua em outros segmentos você precisa de passar por todo processo de Recrutamento e Seleção, talvez seja mais eficiente terceirizar esse tipo de trabalho.

Para que você possa escolher o melhor caminho, vamos apresentar os modelos de trabalhos terceirizados existentes no mercado de Recursos Humanos: Outsourcing, T&T ( Temporários e Terceiros) e Recrutamento. Todos tratam de formas terceirizadas de mão de obra, contudo com diferenças no modelo que pode encaixar no panorama atual do seu negócio ou no projeto de demanda complementar (pelo motivo que for).

Entenda as diferenças:

Outsourcing para Recursos Humanos

Atualmente o lema predominante entre os empreendedores é “concentre-se no que faz de melhor e deixe o restante para especialistas”. Por esse motivo contratar uma empresa com expertise em Recursos Humanos fará toda diferença para sua organização.

Mas, o que é Outsourcing?

Outsourcing é um termo inglês muito empregado no mundo dos negócios para definir terceirização. Trata-se do processo em que uma organização contrata outra para desempenhar uma determinada função. Para o Recursos Humanos uma consultoria com Outsourcing pode acontecer em dois modelos:

*RPO End-to End. (Recruitment Process Outsourcing)

Uma opção para empresas que necessitam de um trabalho intenso de RH por um determinado tempo. Uma solução End-to-End é focada em economia, eficiência e em gerar resultados com as demandas advindas dos processos de Recursos Humanos ( atração, contratação, desenvolvimento, retenção e outros).

Os projetos com essa completude fornecem recursos no local e externamente para o processo de seleção, desenvolvimento ou de projetos de Recursos Humanos, de ponta a ponta com a visão. A função desse tipo de trabalho é substituir ou realizar todo o escopo funcional de um Recursos Humanos.

Todos os custos com profissionais locadas na empresa são da empresa de consultoria contratada para esse projeto de Outsourcing.

A relação entre a empresa contratante e a subcontratada objetiva um relacionamento mutuamente benéfico de médio a longo prazo. Muitos já o classificam como um dos maiores negócios do futuro.

* RPO por projeto.

Estratégia de recrutamento ou consultoria de RH para um projeto específico. Exemplos seriam: o lançamento de um novo produto, desenvolvimento de uma área, nova unidade, enfim uma demanda complementar de qualquer natureza.

O RPO por projeto é uma solução eficiente para empresas que desejam preservar a capacidade interna de recrutamento, mas precisam dos benefícios de uma abordagem mais eficiente e com uma expertise concentrada em Recursos Humanos.

Vantagens do Outsourcing?

A subcontratação de serviços pode aumentar significativamente a rentabilidade da organização contratante por uma série de fatores. O principal deles é a maior disponibilização de especialistas e tecnologias que não existem na organização sem necessidade de grandes gastos. Isso permite melhor controle dos custos.

Em qual momento é vantajoso contratar uma empresa de Recrutamento?

Quando a sua necessidade for apenas Recrutar e Selecionar profissionais para uma demanda específica, contrate uma empresa especialista em Recrutamento.

Este tipo de serviço será essencial quando você ponderar: “ É interessante focar minha equipe no Recrutamento ? Ou dar atenção mais atenção a demandas mais estratégicas por conta de um volume excessivo de contratações?”

Então é melhor contratar uma empresa de Consultoria de RH para fazer seu Recrutamento. Assim, sem  perder o foco da sua equipe nos projetos essenciais com um olhar mas estratégico.

As contratações, dos candidatos selecionados para a empresa solicitante, são por CLT e os custos ficam a cargo da empresa contratante que solicitou o recrutamento de seus futuros profissionais. O valor desse tipo de serviço pode  ser negociado diretamente com a consultoria contratada. Contudo,  geralmente é em cima  do valor do salário do profissional solicitado.

Geralmente o Recrutamento em BH faz contratações para: indústrias, comércios, construção civil, setor automotivo, mineração, saúde, call center, grandes executivos e toda empresa que necessita de qualidade nesses processos. Recrutar em BH exige conhecimento das demandas sazonais, das grandes industrias de mineração e da forma de atração desse candidatos

A maior vantagem de recrutar externamente é:

  • Priorizar as demandas estratégicas do seu RH interno,
  • Ter acesso a um banco de currículos qualificado.

 Temporários e Terceiros

Esse é um modelo de serviço que visa atender às demandas de trabalho complementares. No modelo de trabalho T&T (Temporários e Terceiros) ocorre a redução de toda estrutura operacional que um setor de Recursos Humanos e Departamento pessoal necessita. O candidato será contratado diretamente pela empresa contratante (geralmente uma consultoria de RH) para trabalhar na empresa solicitante do profissional.

Uma obrigação trabalhista é que esse tipo empresa deve estar registrada no Ministério do Trabalho. Além de estar regulamentada pelas Leis 6019/74 e 13429/17.

Como funciona a lei atualmente?

Uma alteração em especial merece destaque: houve a ampliação do prazo do contrato temporário com relação ao mesmo empregador para até 180 dias consecutivos ou não, podendo ser prorrogado por até 90 dias, subsequentes ou não, quando comprovada a manutenção das condições que o ensejaram.

Segundo Glaucus Botinha; Diretor Regional da Associação Brasileira do Trabalho Temporário  (ASSERTTEM) e sócio proprietário da Selpe Recursos Humanos: “É bom lembrar que este prazo é válido para ambas as hipóteses de contratação: substituição transitória de pessoal permanente e ou demanda complementar de serviços. Esse é um ganho, pois investir no Trabalho Temporário gera-se oportunidades para o primeiro emprego, ou para quem deseja voltar ao trabalho. É um ganho para o mercado e para os profissionais.”

 As vantagens de contratar Temporários e Terceiros através de uma empresa especializada nessa mão de obra:

  • Fim dos processos burocráticos e encargos trabalhistas.
  • Acesso a profissionais especialistas em recrutamento
  • Banco de currículos qualificados com comunicação direta com vários profissionais.
  • Focar seu RH interno em processos mais estratégicos.

Recrutamento em Belo Horizonte conta com uma grande aliada; O Grupo Selpe.

A Selpe acredita na gestão estratégica de pessoas, na atração e desenvolvimento dos talentos alinhados com a cultura das organizações. Utilizamos metodologias, técnicas inovadoras e atuais que, há mais de 53 anos, nos torna referência no mercado.