Sinduscon – MG

Notícias

Home / Prosa sobre segurança do trabalho

Eletricidade e a prevenção no canteiro de obras é o tema do próximo Prosa Segura - Imagem: Seconci-MG
Prosa sobre segurança do trabalho

Quando o assunto é segurança, é imprescindível manter um programa de treinamentos consistentes e recorrentes sobre o uso de equipamentos, técnicas e procedimentos, além de dispensar uma atenção extra às três maiores causas de acidentes graves: quedas, soterramentos e choques elétricos. É preciso estar atento às normas regulamentadoras e aos programas voltados para a segurança no trabalho, disseminando as informações pertinentes, com um diálogo aberto entre setores, profissionais e trabalhadores envolvidos no processo construtivo.

No dia 27 de julho, quinta-feira, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) tem um encontro marcado com a segurança em seu Centro de Treinamento. A entidade irá promover mais uma edição do Prosa Segura, evento comemorativo do Dia Nacional de Prevenção de Acidentes do Trabalho e fórum de discussão de temas relacionados à gestão da segurança, com foco na prevenção.

O evento, que neste ano aborda o tema “Eletricidade e a Prevenção de Seus Impactos no Canteiro de Obras”, irá reunir profissionais para compartilhar seu conhecimento sobre questões que afetam a gestão da segurança na construção. As inscrições são gratuitas para associados da entidade e as vagas, limitadas.

O Prosa Segura irá contar com palestras de quatro profissionais do setor da construção, que irão discutir com os participantes as alterações na NR18 relacionadas a instalações elétricas, os sistemas de fixação à pólvora, os quadros de tomadas em canteiros de obras e os quadros de comando exigidos pela NR12. Além disso, será apresentado o novo esquete cênico do Grupo de Teatro Empresarial Todo Cultura, espetáculo de conscientização com conteúdo informativo sobre segurança do trabalho.

Com uma atuação incansável no fomento de ações e práticas que auxiliam as empresas a assegurarem uma boa infraestrutura de segurança em suas obras, o braço social do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) tem um departamento voltado especificamente para essa área. É um setor que cria oportunidades para que o empregador esteja sempre atualizado e em sintonia com rotinas que garantam a gestão eficiente da segurança no trabalho. Além de oferecer cursos e treinamentos obrigatórios, exigidos pela legislação, o Departamento de Segurança no Trabalho do Seconci-MG auxilia as empresas na elaboração e desenvolvimento de programas de segurança e saúde ocupacional, que refletem diretamente na qualidade de vida e bem-estar do trabalhador da construção civil.

 A Segurança no Trabalho é um exercício diário, sem prazo de validade. Ela faz parte do negócio e é efetiva quando o acidente é zero, quando vai além do uso do Equipamento de Proteção Individual (EPI) e quando altera o comportamento daquele que o utiliza.

Serviço | Prosa Segura: Eletricidade e a prevenção de seus impactos no canteiro de obra

Data: 27 de julho, quinta-feira

Horário: 7h30 às 12:00

Local : Centro de Treinamento do Seconci-MG (Rua Adalberto Ferraz, 336 –Lagoinha – BH/MG)

Informações: (31)3449-8032

  • Texto produzido pela Assessoria de Comunicação do Seconci-MG