Sinduscon – MG

Notícias

Home / Prefeitura de Contagem e Sinduscon MG firmam parceria para o Alvará na Hora

Alvará na Hora: presidente do Sinduscon-MG, Andre Lima, e o prefeito de Contagem, Alex de Freitas, firmam parceria para implantação do programa - Imagem: Divulgação Sinduscon-MG
Prefeitura de Contagem e Sinduscon MG firmam parceria para o Alvará na Hora

O prefeito de Contagem, Alex de Freitas, e o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon MG), Andre de Sousa Lima Campos, assinaram nesta terça-feira (27), em Belo Horizonte, o convênio para o programa Alvará na Hora.

O acordo firmado durante o Fim de Tarde Sinduscon MG, evento que reuniu mais de 150 empresários da Construção Civil, permitirá que Contagem tenha um processo de licenciamento de edificações on-line. Desta forma, o projeto arquitetônico será protocolado via internet possibilitando que o prazo para realização de todo trâmite passe de uma média de seis meses para sete dias, conforme cada caso.

Segundo o prefeito Alex de Freitas, a parceria com o Sinduscon MG permitirá que a cidade de Contagem resgate a confiança do setor da construção. “O município tem ótima localização geográfica e oportunidades nos setores imobiliários e industriais que serão otimizados com o programa”, disse.

Expectativa compartilhada pelo presidente do Sinduscon MG, Andre Campos. “Estamos dando um passo importantíssimo já que no passado Contagem foi considerada uma das piores cidades em aprovação de projetos, o que fez com que muita gente deixasse de investir no município devido à burocracia”. E completou: “O Alvará na Hora foi idealizado em parceria com o município de Belo Horizonte e é um sucesso. Contagem também vai ganhar muito com esta iniciativa!”.

O arquiteto Arthur Parkinson falou sobre cidades sustentáveis - Imagem: Divulgação Sinduscon-MG

O arquiteto Arthur Parkinson falou sobre cidades sustentáveis – Imagem: Divulgação Sinduscon-MG

Sustentabilidade – Além da assinatura do termo, também foi apresentado durante o evento a palestra do arquiteto Arthur Parkinson sobre as cidades do futuro. O profissional abordou o projeto “Por uma nova cultura urbana”, organizado pela Comissão da Indústria Imobiliária da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) e já iniciado na cidade de Jacareí (SP). De acordo com Parkinson, o projeto tem como uma das premissas “criar uma nova imagem do setor da construção e traçar por meio de seminários, encontros e debates com a sociedade, o chamado Plano de Desenvolvimento Estratégico (PDE) que visa implantar soluções sustentáveis para os municípios”.

Parceria – Durante o Fim de Tarde Sinduscon-MG, o gerente nacional de Aços Longos da CSN, Weber Reis, também falou sobre a parceria realizada com a Cooperativa de Compras da Construção Civil (Coopercon-MG).  “Hoje atendemos mais de 20 empresas associadas à cooperativa e sabemos que esse número só vai aumentar, já que estamos preparados para atender aos pedidos de insumos fracionados”, disse.

Apoio – O Fim de Tarde Sinduscon-MG teve o patrocínio das empresas ImovelWeb, Neo Consultoria, Mega Sistemas e Amanco e foi realizado no restaurante 68 La Pizzeria. O happy hour é direcionado à diretoria e cargos gerenciais das construtoras associadas ao Sindicato e tem como objetivo promover o relacionamento entre os executivos.

Acesse aqui as fotos do último Fim de Tarde