Sinduscon – MG

Notícias

Home / Por que contratar um software de Recrutamento e Seleção?

Os softwares permitem um processo personalizado e mais interativo durante o processo de seleção - Imagem: Pixabay
Por que contratar um software de Recrutamento e Seleção?

Redação: Grupo Selpe

Nos últimos anos os investimentos em desenvolvimento de softwares e aplicativos cresceram muitos, facilitando cada vez mais as tarefas diárias. Não demorou muito para que essas inovações chegassem ao universo do Recrutamento e Seleção.

A automatização dos processos operacionais do R&S com o uso de softwares de Recrutamento e Seleção tem se tornado cada vez mais presente no mundo corporativo. Nesse ambiente, onde existe se precisa de contratar e selecionar as pessoas, gerenciar um volume de processos com eficiência, sem gerar retrabalho é ainda sim tendo uma  base de currículos qualificadas era o sonho de todo Analista, Gestor de Recrutamento e Seleção. Agora não é mais!

Ainda assim, existem dúvidas de quais seriam as razões para se abandonar os processos seletivos tradicionais e manuais. Vou apresentar dados e fatos que comprovam o porquê de contratar um software de recrutamento e seleção pode valer a pena.

Vale a pena mudar seu processo de Recrutamento e Seleção?

Segundo o estudo Tendências Globais de Recrutamento – 2018, realizado pelo Linkedin com especialistas no assunto e 9000 recrutadores de 39 países, 69% dos entrevistados consideram que as entrevistas tradicionais falham ao avaliar as habilidades comportamentais e as competências interpessoais dos candidatos.

Por conta disso, 57% sentem dificuldade em compreender os pontos fracos.

Outra falha apontada na pesquisa é à parcialidade dos entrevistadores, 43% consideram isso um problema. Dessa forma, a empresa pode perder um bom profissional devido a um julgamento equivocado por parte do recrutador, baseado em fatores irrelevantes para a função, como a aparência por exemplo.

Com os softwares de Recrutamento e Seleção, a análise dos profissionais leva mais em conta os dados e menos a intuição.

Como os softwares de Recrutamento e Seleção podem mudar essa realidade ?

O mesmo estudo aponta que novas formas de entrevistas e avaliações são promissoras por darem uma imagem mais realista da personalidade do candidato, além de evitar com que os candidatos mintam sobre suas competências.

Os softwares de recrutamento e seleção fazem a organização e gestão de processos seletivos de forma automatizada. Dessa forma, ao invés de ter as informações sobre uma vaga em vários lugares (email, pastas, planilhas, etc), fica tudo concentrado em uma só plataforma.

Além disso, os softwares permitem um processo personalizado e mais interativo, com etapas online, perguntas pré hire, além de avaliações de soft skills que permitem saber com mais precisão qual candidato vai dar match com a cultura da empresa.

Outra vantagem dos softwares de Recrutamento e Seleção é o banco de currículos qualificados. Pode ser que o candidato não tenha o perfil aderente para a primeira vaga que se candidata na empresa, mas ao surgir futuras posições, o perfil permanece disponível.

Com o banco de currículos, você já tem acesso aos dados de avaliação do candidato além da evolução dele desde o primeiro contato. Com um histórico consultável, o retrabalho é evitado.

O uso de dados nos processos de recrutamento e seleção são extremamente importantes, 56% dos entrevistados no estudo do Linkedin afirmam que essa prática aumenta a retenção de talentos na empresa, evitando o turnover. 50% considera ter sido capaz de elaborar melhores ofertas.

Os softwares de R&S usam inteligência artificial para reconhecer quais são os melhores candidatos para uma determinada vaga. Com essa pré-seleção, o fluxo de trabalho fica mais rápido, além de que todos os currículos enviados são analisados. 67% dos entrevistados disseram que a IA poupa tempo e 58% considera que ela é muito útil na seleção de candidatos.

Os processos seletivos são a porta de entrada de uma empresa, por isso o setor de Recrutamento e Seleção é muito estratégico. Usando métodos manuais, você corre o risco de perder um talento para sua empresa.

O Recrutamento Inteligente é parceiro do Sinduscon-MG e possui essas e outras funcionalidades, como a possibilidade de fazer um processo seletivo totalmente personalizado. Clique aqui para saber mais!