Sinduscon – MG

Notícias

Home / PEG Sinduscon-MG é lançado na Fundação Dom Cabral (FDC)

PEG Sinduscon-MG é lançado na Fundação Dom Cabral (FDC)

Foi lançado ontem no Campus Aloyisio Faria da Fundação Dom Cabral (FDC), durante o evento “A construção da gestão estratégica com alicerce para o crescimento”, o Programa para a Estruturação da Gestão – PEG Sinduscon-MG. Uma iniciativa inédita do sindicato em parceria com a FDC, o PEG é um curso desenvolvido especificamente para as construtoras associadas. Dividido em quatro módulos (Plano Estratégico, Gestão Financeira, Produtividade e Gestão de Pessoas), o curso terá dois anos de duração e contará com monitorias individualizadas, workshops, avaliação de projetos e resultados e intercâmbio entre as empresas para troca de experiências.

“O programa foi desenhado por uma comissão coordenada pelo nosso vice-presidente de Obras Industriais e Públicas Ilso Oliveira, adaptando um curso que a FDC já tinha. O resultado foi um programa de educação executiva com dinâmica e prazos customizados, e um desconto especial para os nossos associados”, afirmou Geraldo Linhares, presidente do Sinduscon-MG. As empresas terão não apenas um projeto alinhado às suas especificidades mas também um monitoramento da FDC dentro de cada instituição e capacitação dos seus dirigentes e gestores.

O gerente de projetos da FDC, Leonardo Scarpelli, ressaltou que o programa contempla a capacitação de gestores, compartilhamento de experiências e networking. E, principalmente, o foco nos resultados, por meio da “ampliação da visão sistêmica em gestão, estruturação gerencial processos internos para a melhoria do desempenho e da competitividade, acompanhamento de indicadores de performance e metas, e o desenvolvimento das competências para administrar de forma equilibrada demandas de curto prazo (resultado) x médio prazo (crescimento)”.

Inicialmente será formado um grupo de 10 empresas para participação no PEG. As empresas associadas interessadas devem fazer o download da Ficha da Inscrição (clique aqui), preenchê-la e encaminhá-la para o e-mail comunica@sinduscon-mg.org.br. Na sequência, as informações serão enviadas à Fundação Dom Cabral, que entrará em contato para a formalização da inscrição e repasse de orientações sobre o curso, pagamento e descontos.

“Agora nossos dirigentes podem aumentar o nível de maturidade e excelência empresarial de suas construtoras na 10ª melhor escolha de negócios do mundo, segundo o jornal Financial Times”, completa Geraldo.

Palestra

O evento foi aberto com uma palestra do professor Pascoal Martins Carrato, que coordenará o PEG Sinduscon-MG na FDC. Na ocasião, ele ressaltou a importância da gestão estratégica para as empresas e como a competição e o avanço tecnológico são aliados para criar valor diferenciado: “Como bem definiu Michael Porter, a estratégia é um conjunto de escolhas  integradas que definirá como uma organização alcançará desempenho superior em face da competição. E como escolha, devemos pensar no que fazer e no que não fazer. O foco da estratégia está no conteúdo e não no processo.”  Na sequência, foram mostrados cases de sucesso do PAEX, com apresentações de Leonardo Mendes (Milplan) e Ilso Oliveira (Reta Engenharia),  além do case PEG com Danilo Dias (Construtora Sudoeste). Em todas essas empresas, a reestruturação da gestão e do planejamento estratégico, ´por meio dos programas de educação executiva, contribuíram decisivamente para a mudança de cultura e melhor performance no mercado.

Saiba mais

Ficha de inscrição: clique aqui para fazer o download.

Para acessar o conteúdo da palestra e mais informações sobre o PEG Sinduscon-MG, clique aqui.