Sinduscon – MG

Notícias

Home / O que é um Recrutamento Preditivo? Como ele acontece?

O que é um Recrutamento Preditivo? Como ele acontece?

Redação: Grupo Selpe

Prever o futuro.

Prever o grau de sucesso de um profissional em uma posição agora é possível!

Acredite, o Recrutamento Preditivo pode prever em um cenário futuro, quais são as chances de adequação do profissional.

Os modos tradicionais de realizar os processos de Recrutamento e Seleção estão se tornando obsoletos por não serem capazes de analisar o potencial dos profissionais e suas reais chances de adaptação a um determinado cargo, cultura empresarial e equipe de trabalho.

Inseridos em um mercado cada vez mais competitivo é preciso adotar mecanismos inovadores que possam otimizar a recolocação e inserção de profissionais.

Pesquisas do setor da psicologia organizacional, apontam que  17% dos profissionais abandonam seus cargos nos primeiros seis meses de trabalho ou seja, prejuízo de: recursos  financeiros, tempo e de investimento humano.

O Recrutamento Preditivo leva em conta; motivação, habilidades cognitivas e fit cultural!

Por que a motivação no ambiente de trabalho é importante ?

As organizações passaram a  entender  que  a MOTIVAÇÃO era um diferencial na atração e retenção de talentos. Os estudos na  área mostram uma  evolução em diversas práticas para fortalecer a gestão da motivação no ambiente de trabalho. Mas para ser efetivo era necessário um método de visualização dos  fatores que  geram engajamento. O conceito é simples: trata-se  de implantar  métricas dos recursos humanos  ( People Analytics),  para mensurar em dados: valores, clima, cultura e os aspectos motivacionais que geram engajamento no seu time possibilitando aplicar o FIT CULTURAL  nos seus processo de gestão de pessoas.

Como mensurar a habilidade cognitiva pode ser estratégico ?

Já imaginou ter em métricas dados como: velocidade raciocínio, estilo de tomada de decisão, nível de precisão das análises e conhecer como o o profissional em questão obtém novos conhecimentos? Essa é a proposta dos modelos mais atuais das avaliações cognitivas. O modelo preditivo oferece e proporciona  informações em qual cargo ou atividade você  terá mais sucesso. ( Conheça o AssessFirst)

Fit Cultural tem uma  importância única nesse processo. Através dele gera-se um ganho de engajamento e performance.

A tecnologia tem estado cada vez mais presente no mundo corporativo e dando todo suporte, através de dados para tomadas de decisões mais assertivas. O uso de softwares de análise comportamental no trabalho auxiliam a rotina de diversos setores e o Recursos Humanos é a peça fundamental por fora dessa nova forma de administrar, entender e visualizar os processos. Acreditem, o recrutamento preditivo promete: mais eficiência e otimização dos recursos.

recrutamento preditivo é uma maneira de otimizar esse trabalho. É uma metodologia que analisa dados levantados durante os processos seletivos, diagnosticando certos padrões dos candidatos. Isso permite ao recrutador uma previsão de comportamento do profissional, caso ele seja contratado.

Mesmo que algumas empresas já façam uso recrutamento preditivo, nem todas conhecem os seus benefícios. Vamos mostrar quais são as vantagens de implementar esse procedimento na sua empresa.

O que o recrutamento preditivo faz?

Ao construir o Job Profile é usado Big Data ( um banco de dados) para fazer as correlações e predições de sucesso do profissional ao cargo proposto. Para  o melhor  entendimento do Recrutamento Preditivo vamos descrever uma cena normal para captação de um talento:

A  empresa XX precisa de um profissional de Comunicação, assim é traçado um perfil para esse cargo:

  • Criatividade
  • Sociabilidade
  • Capacidade de trabalhar em equipe
  • Adaptação a uma cultura inovadora e disruptiva.

 A partir da análise de todos os dados é iniciado o processo preditivo. O Recrutamento e Seleção passará a acontecer de maneira mais assertiva e a predição do sucesso deste  profissional dentro de determinada organização passa a ser constatada por dados.

recrutamento preditivo utiliza testes de avaliação das soft e hard skills, reconhecendo os pontos fortes e fracos na força de trabalho e identificando a necessidade de uma liderança específica. Determinado profissional se  adequa mais a um tipo de liderança.

Mas o mais interessante  de todo esse processo é a visão de uma adaptabilidade macro, em que se leva em conta a cultura da empresa, as competências exigidas e a forma de trabalhar dos colaboradores.

Como todo estudo com dados sempre terá um uso maior que apenas o imaginado ( vai muito além de recrutar). Esse cruzamento de dados também indicará os motivos pelos quais a organização afasta talentos gerando informações capazes de repensar o posicionamento da organização e levando insights de mudanças e adequações para  maior  estabilidade profissional e desenvolvimento as equipes.

Por que implementar o recrutamento preditivo?

  • Para otimizar recursos.
  • Para ter mais assertividade nas escolhas.
  • Para privilegiar a eficiência.
  • Para investir tempo e recursos com mais sucesso.

Por se tratar de uma metodologia que utiliza softwares de inteligência artificial e big data, pode parecer informações exageradas e algo complicado. Mas se trata de um processo automatizado, que potencializa os processos de Recrutamento e Seleção  realizando as porcentagens visuais de sucesso.

Com os resultados do recrutamento preditivo, o gestor saberá como lidar com o profissional contratado, já que os dados fornecem informações estratégicas sobre o seu estilo de comportamento. Essas correlações geram elementos importantes, para uma tomada de decisão mais consciente e consistente da equipe e dos gestores.

Ao utilizar um modelo de recrutamento e seleção baseado na interpretação eficiente de dados, as contratações tem mais qualidade. As chances de contratar um profissional alinhado com os valores da empresa é maior.

Os critérios utilizados na análise são objetivos, diminuindo as porcentagens de erro geradas quando a intuição do recrutador é o que mais se leva em conta, como nos processos tradicionais.

Sim, o Recrutamento Predito é o futuro e o agora do Recrutamento e Seleção!

O Grupo Selpe tem 52 anos de experiência em recrutamento e seleção e faz todo processo de recrutamento preditivo, usando tecnologia do People Analytics. A otimização de recursos em um novo patamar de eficiência. Implementar o recrutamento preditivo na sua empresa leva o Recrutamento e Seleção a um novo nível.

Conheça o melhor do Recrutamento Preditivo, clique aqui!