Sinduscon – MG

Notícias

Home / Nova parceria entre IGAM e CEDEC vai otimizar emissão de alertas de eventos críticos

Nova parceria entre IGAM e CEDEC vai otimizar emissão de alertas de eventos críticos

Fonte: Igam

Alertas de temporais, chuvas de granizo, rajadas de vento intensas e tornados serão informados com mais rapidez pelo Governo de Minas à população. Foi oficializada nesta segunda-feira, 23 de setembro, nova parceria entre o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) e a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), com integração de suas respectivas equipes em um único local, no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC). O centro fica no Prédio Alterosa, na Cidade Administrativa, e reúne ainda outros órgãos de defesa.

A integração no CICC é uma iniciativa pioneira, que coloca Minas como primeiro estado brasileiro a promover o trabalho conjunto entre as agências, 24 horas por dia. Com a mudança física e estrutural e o uso da previsão de curtíssimo prazo (chamada de Nowcasting), o processo de envio de mensagens de SMS, via celular, com os avisos de eventos críticos, será otimizado.

A integração entre os órgãos vai possibilitar mais agilidade nas ações de prevenção e de mitigação de danos, de perdas materiais e de risco à vida humana.  Para isso, os meteorologistas do Igam e os plantonistas da Defesa Civil Estadual estarão lado a lado, no mesmo ambiente de trabalho. Assim, será possível diminuir o intervalo de tempo entre a detecção do evento de tempo severo e o envio dos alertas.

Inicia-se o acompanhamento por radar e satélite do deslocamento das tempestades e detecção de quais tempestades terão o potencial de gerar tempo severo: tais como granizo, tornados, etc. Após feita a análise e identificação, é realizada a extrapolação da situação e deslocamento da tempestade para até 60 minutos, sendo essa informação transformada em alerta e enviada pelo plantonista da Cedec para os municípios.

Como funciona?

Lançado em 2017, o sistema de envio de alertas por SMS, agora otimizado pelo Governo de Minas, é um serviço gratuito oferecido pelo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad), da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec), do Ministério da Integração, em parceria com os órgãos de Defesa Civil de estados e municípios. Os alertas são enviados sempre que identificadas situações de riscos em função de desastres naturais.

Para se cadastrar e receber os alertas, o cidadão precisa enviar uma mensagem de texto, informando o CEP da residência ou local desejado, para o número 40199. A qualquer momento, se o usuário desejar, também é possível cancelar o serviço por mensagem de texto.

Saiba mais

Define-se “tempo severo” as tempestades capazes de produzir, na superfície, um ou mais dos seguintes eventos: granizo (>= 2cm); rajadas de vento intensas (>= 80 km/h) e tornados. Um quarto elemento são as chuvas, com taxa de 40 milímetros por hora (mm/h) ou passível de gerar enxurradas.