Sinduscon – MG

Notícias

Home / Inscrições abertas para o Dia Nacional da Construção Social 2018

Inscrições abertas para o Dia Nacional da Construção Social 2018

Com o tema “O Futuro dos Nossos Filhos”, a edição 2018 do Dia Nacional da Construção Social (DNCS) acontecerá no dia 18 de agosto (sábado), em 26 localidades do País. Promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic) e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi Nacional),  desde 2007 o DNCS já alcançou números significativos. Desde sua implantação, até a edição de 2017, foram registrados 3.920.630 atendimentos a 788.225 pessoas. A iniciativa, destinada a trabalhadores da construção e seus familiares, mobiliza empresas, entidades e líderes setoriais que organizam um grande evento para mostrar a importância das ações de responsabilidade social do setor.

O foco do DNCS deste ano é a educação dos filhos, com a intenção de despertar nos trabalhadores uma reflexão sobre sua influência na formação dos futuros cidadãos da nossa sociedade, como transmissores de normas e valores que norteiam e preparam crianças e jovens para viverem coletivamente, levando a ética ao exercício da cidadania.

Em Belo Horizonte, o Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) e seu braço social, o Serviço Social da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Seconci-MG) são os organizadores do evento, que mais uma vez será realizado no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim, das 9h às 15h.

Tendo como correalizador o Sesi/MG e contando com o apoio de parceiros como o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), o Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi)  e as Óticas Diniz, o evento propiciará  ações e serviços nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

Os participantes – funcionários de empresas associadas ao Sinduscon-MG (as empresas associadas ao Seconci-MG também deverão ser filiadas ao Sindicato Patronal) e seus familiares terão a sua disposição toda a estrutura do clube. Serão oferecidos um lanche matinal e almoço.

Como nas edições anteriores, o Seconci-MG irá se encarregar principalmente das ações voltadas para a promoção da saúde, mostrando um pouco da atuação da entidade nessa área. O participante poderá aferir sua pressão, realizar exame de palpação das mamas e se informar sobre o diagnóstico precoce do câncer de mama, tirar dúvidas sobre Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs), entre elas a AIDS, e fazer uma limpeza de dentes na Unidade Móvel Odontológica – veículo adaptado com a mesma estrutura de um consultório dentário tradicional.

Atividades de lazer, cultura e entretenimento também irão rechear a programação. Haverá uma gincana envolvendo pais e filhos e apresentações teatrais e de música. O público terá a oportunidade de assistir a um show da cantora Thaís Moreira, que participou do programa musical The Voice Brasil. A cantora mineira integra o projeto Amais – Associação de Mães e Familiares de Crianças que têm Autismo – em Contagem.

Além disso, o evento contará com aulas de zumba, hidroginástica, rua de lazer com brinquedos para a criançada, oficinas de artesanato e um espaço dedicado à leitura, com distribuição de livros e contação de histórias.

Para enriquecer esta ação de incentivo à leitura, as entidades organizadoras do DNCS 2018 estão promovendo uma campanha para arrecadação de livros de literatura e gibis em bom estado de conservação. Assim os trabalhadores e seus familiares terão acesso a uma quantidade maior e mais variada de títulos, de diferentes temas e autores, para escolher entre aqueles que levarão para casa. Contribuições podem ser encaminhadas ao Departamento de Serviço Social do Seconci-MG (Rua Diamantina, 285 – 1º andar. Lagoinha) ou ao Sinduscon-MG (Rua Marília de Dirceu, 226 – 3º andar.  Lourdes).

Clique aqui e inscreva seus colaboradores para participarem de um dia de lazer, cultura e cuidados com a saúde!

Dia Nacional da Construção Social 2018

Dia: 18 de agosto – sábado

Horário: 09h às 15h

Local: Clube do Trabalhador – SESI/ Betim

Somente empresas que sejam associadas ao Sinduscon-MG e ao Seconci-MG poderão participar do evento.