Sinduscon – MG

Notícias

Home / Igam orienta sobre consumo consciente de água durante a quarentena

Igam orienta sobre consumo consciente de água durante a quarentena

Fonte: Sisema

A pandemia da Covid-19 – doença causada por um tipo de Coronavírus – impôs à sociedade mundial uma mudança brusca de comportamento. Além do isolamento social para conter a contaminação em massa da população e sobrecarga ao sistema de saúde, a higienização das mãos, superfícies e objetos, com água e sabão, precisou ser reforçada.

Neste período, no entanto, o cuidado para não se infectar com o vírus, adotando as medidas de segurança das autoridades de saúde, deve vir acompanhado de um uso consciente da água evitando excessos e desperdícios, orienta o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam).

Nas duas primeiras semanas de quarentena, após o governo de Minas decretar o fechamento do comércio, a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), responsável pelo abastecimento de água de mais da metade da população mineira, informou que “houve um pequeno aumento no consumo de água” em Belo Horizonte e municípios da Região Metropolitana.

A Copasa esclareceu, no entanto, que o consumo registrado está dentro da média para a região, de 15 m³/s. O diretor de planejamento e regulação do Igam, Marcelo da Fonseca, alerta para a importância do uso consciente da água em um momento onde toda a população deve adotar a higienização contra a Covid-19.  “Em situações extremas, de grande consumo, ou em regiões com baixa disponibilidade hídrica, o excesso de consumo pode levar à necessidade de racionamento, comprometendo as medidas de higiene recomendadas”, explica.

Fonseca destacou, ainda, que o momento é de pôr em prática todas as dicas de redução de consumo indicadas ao longo dos anos. “Mais do que nunca há necessidade de colocar em prática as dicas para o uso consciente da água, em especial a não utilização de água potável para atividades como a recreativas como, por exemplo, banhos de mangueira ou banhos demorados. Além de se evitar utilizar água potável para limpeza de pisos”, acrescenta.

“O esforço coletivo que devemos realizar para superarmos juntos esta pandemia passa também pelo entendimento e ação  por um uso racional da água, de modo que todos possam dela se utilizar. Especialmente para a higienização das mãos, principal ação de proteção contra o Covid-19”, orienta Marília Melo, diretora-geral do IGAM.

Dicas de redução de consumo de água

•    Feche a torneira enquanto: escova os dentes, ensaboa vasilhas e lava as mãos;
•    Banhos curtos;
•    Feche o chuveiro sempre que possível;
•    Não utilize a mangueira para limpeza de calçadas, veículos ou regar as plantas;
•    Use a descarga com consciência e não deposite papel higiênico no vaso sanitário;

Como e quando higienizar

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES/MG), que adotou as normas prescritas pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a higienização das mãos deve ocorrer com frequência utilizando água e sabão, por cerca de 20 segundos, principalmente após contato com superfícies em espaços públicos.

Seguindo a mesma diretriz, a Sociedade Brasileira de Infectologia também orienta a higienização da parte interna de veículos, superfícies e produtos comprados em supermercados, farmácias e afins. Caso não seja possível a assepsia com água e sabão, é indicado o uso de álcool em gel 70%.