Sinduscon – MG

Notícias

Home / Evento de responsabilidade social movimenta o setor da construção

Quem quiser cuidar da aparência, poderá dar uma passada no espaço reservado para corte de cabelo, barba e esmaltação - Imagem: Divulgação
Evento de responsabilidade social movimenta o setor da construção

Redação: Assessoria de Comunicação Seconci-MG

Com o tema Minhas escolhas, meu país, o Dia Nacional da Construção Social de 2017 será realizado no próximo dia 19 de agosto, sábado. A iniciativa é da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), por meio do seu Fórum de Ação Social e Cidadania (Fasc), com correalização do Sesi.

O Seconci-MG, o Sinduscon-MG e o Sicepot-MG estão ultimando os preparativos para reunir, no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim, trabalhadores da construção civil e pesada e seus dependentes, e oferecer-lhes ações e serviços nas áreas de saúde, lazer, cidadania e educação, além de atividades recreativas, esportivas e culturais.

A programação começa um pouco mais cedo neste ano, às 8h30, estendendo-se até as 15h. Os participantes serão recebidos com um lanche matinal e poderão escolher as atividades que mais lhes interessarem, além de usufruir de toda a infraestrutura do clube: piscinas, toboáguas, campos e quadras de futebol e peteca, saunas, playground, restaurante e lanchonete. O almoço também está incluído no programa.

O Seconci-MG irá coordenar novamente as atividades na área da saúde. A entidade irá levar uma Unidade Móvel Odontológica (UMO), na qual o participante poderá fazer uma limpeza de dentes e receber orientações sobre saúde bucal. Além disso, ele poderá conferir sua pressão arterial, se orientar sobre as principais Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e realizar testes rápidos de Sífilis e Hepatite C, estes últimos com o apoio do Serviço de Prevenção e Assistência a Doenças Infecciosas (Sepadi) de Betim. Serão disponibilizados, também, testes de acuidade visual, através de uma parceria com as Óticas Diniz, e exames de palpação de mamas, chamando atenção para a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Outra ação irá alertar sobre os riscos do tabagismo para a saúde.

A segurança com a energia elétrica na construção também será destacada no evento. A Cemig, outra apoiadora do evento, terá uma tenda para prestação de serviços e informações, e distribuirá material didático sobre o assunto. Além disso, serão sorteadas lâmpadas fluorescentes compactas para o público do evento. Ela também disponibilizou, para o campeonato de truco, baralhos temáticos que atentam para os riscos com a eletricidade. O material é um recurso lúdico utilizado nas campanhas externas de prevenção de acidentes com a população empreendidas pela companhia energética.

Os torneios de futebol society, futsal e truco irão agitar a área de esportes, possibilitando uma disputa animada entre os funcionários inscritos por suas respectivas empresas. Haverá, também, uma oficina de taekendô, com demonstrações dos conceitos básicos dessa arte marcial milenar.

Para entreter e gastar a energia da criançada, será montada uma “rua de lazer”, com touro mecânico, tobogã, castelinho, camas elásticas olímpica e redonda e Play Gol. As crianças e adultos também poderão aprender e se distrair nas oficinas de pintura de pano de prato e de confecção de peso de porta. Haverá também um espaço para distribuição de livros didáticos e de literatura, como estímulo ao hábito da leitura.

Quem quiser dar um trato na aparência, poderá dar uma passada no espaço reservado para corte de cabelo, barba e esmaltação. Além disso, as aulas de hidroginástica, zumba e aero hit foram incluídas na programação, sugerindo uma forma divertida de exercitar o corpo e levar uma vida mais saudável. Música e sorteio de brindes também irão animar a confraternização.

O DNCS está em sua 11ª edição e acontecerá simultaneamente em 31 localidades do país. No ano passado foram feitos 3.216 atendimentos e a equipe organizadora espera que esse número cresça ainda mais. O tema desta edição, “Minhas escolhas, meu país”, reforça a campanha da Cbic que busca provocar uma reflexão sobre como as escolhas de cada cidadão impactam a realidade do país. São esperadas em torno de 1000 pessoas.