Sinduscon – MG

Notícias

Home / Entidades realizam workshop sobre projetos industriais na área da construção civil

Imagem: Sebastião Jacinto Júnior/Fiemg
Entidades realizam workshop sobre projetos industriais na área da construção civil

O 2º Workshop Nacional “Diferenciais de Sucesso na Implantação de Projetos Industriais” está sendo realizado hoje (dia 13) em Belo Horizonte. A iniciativa é destinada aos dirigentes da construção civil e apresenta ao longo do dia quatro palestras e três cases de sucesso no segmento de obras industriais seguidos de debates.

O workshop é promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), com a correalização do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) e a realização do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG) por meio Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços – CBIC.

Participaram da abertura, o presidente da CBIC, José Carlos Martins, o vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, o presidente do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços – CBIC, Luiz Fernando Pires, o coordenador do Fórum, Ilso José de Oliveira, e o presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Linhares.

 “O workshop nacional é realizado com o propósito de debater cases de sucesso das empresas, trocar informações e valorizar a gestão compartilhada”, disse o coordenador, Ilso José de Oliveira.

O presidente do Sinduscon-MG, Geraldo Linhares, assumiu a presidência da entidade no último dia 03 e no seu primeiro evento oficial frisou a importância da união no setor da construção civil. “O Fórum tem um trabalho exemplar e eficiente, que demonstra como a nossa entidade congrega diferentes segmentos da engenharia”, avaliou.

Segundo o presidente do Fórum Nacional das Empresas Prestadoras de Serviços – CBIC, Luiz Fernando Pires, as dificuldades que existem para fazer o sistema amadurecer vêm da falta de compartilhamento. “Nós somos concorrentes, mas somos também parceiros. O amadurecimento do setor depende de cada um se expor e se dá pelo crescimento de todos”, falou.

O vice-presidente da Fiemg, Teodomiro Diniz, frisou como é importante que todos trabalhem pela sustentabilidade da construção por meio da agregação dos pares. “O fundamento de qualquer segmento é a união de forças das entidades afins”, disse.

“É importante entender os interesses horizontais dos quais todos pertencem e identificar como a CBIC pode colaborar com o segmento. Atualmente, temos na Câmara uma equipe de 30 pessoas com grande capacidade de articulação, já que somos ligados a mais de 80 entidades no Brasil. E isso permite que possamos atuar como um guarda-chuva resguardado por entidades especialistas”, explicou.

Após a abertura, o professor do Instituto Falconi, Darci Prado, apresentou o tema “A maturidade, a evolução, das empresas e o sucesso de seus projetos”, seguido do primeiro case sobre o sucesso na implantação do TPS2 do Aeroporto de Confins, apresentado pelo gerente de Engenharia e Obras da BH- Airport, Rogério da Costa Romeiro.

Durante à tarde, o gerente de Planejamento da Reta Engenharia, Diego Fernandes Pontes, vai tratar sobre a aplicação do BIM na implantação de projetos industriais. O superintendente de Engenharia da M. Roscoe, Eduardo Abreu, falará sobre o case da eficácia na execução da chaminé do projeto Pampa Sul, e o gerente PMO da Nexa Resources, Eduardo Ribeiro de Queiroz, aborda o case sobre o Projeto Aripuanã da empresa onde ele atua.

Confira as imagens abaixo:

Crédito: Sebastião Jacinto Júnior/Fiemg

2º Workshop Nacional “Diferenciais de Sucesso na Implantação de Projetos Industriais”