Sinduscon – MG

Notícias

Home / Dia Nacional da Construção Social reúne quase 700 pessoas na Região Metropolitana de BH

Dia Nacional da Construção Social reúne quase 700 pessoas na Região Metropolitana de BH

IMG_7978Um dia de lazer, cuidados com a saúde e promoção da cidadania e da cultura. Assim foi comemorada a 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social, que neste ano reuniu quase 700 pessoas no Clube do Trabalhador do Sesi, em Betim. O evento foi promovido pela Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic), por meio de sua Comissão de Responsabilidade Social (CRS), e pelo Serviço Social da Indústria (Sesi) Nacional. Em Belo Horizonte, ele foi organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG.

O DNCS é um exemplo da preocupação do setor de construção civil com seus trabalhadores. Durante o evento, foram realizados 2.465 atendimentos, que contaram com a colaboração de 155 voluntários.

A presidente do Seconci-MG, Danuza Prates Octaviani Bernis Mohallem, esteve mais uma vez presente no evento e destacou sua importância no calendário da construção civil nacional: “É um momento de estarmos cada vez mais próximos dos nossos colaboradores. Somos o setor que mais emprega no país e é uma preocupação nossa que essas pessoas tenham uma vida social digna. Nós do Seconci-MG, do Sinduscon-MG,  do Sesi e da Fiemg estamos juntos neste dia para reforçar a importância que o trabalhador da construção civil tem para o nosso país.”

A Unidade Móvel Odontológica foi um dos lugares mais visitados na área da saúde. Os participantes puderam fazer limpeza dos dentes e receberam orientações sobre a importância de se manter a saúde bucal em dia.

IMG_7735

Aferição de pressão arterial por voluntários do Laboratório São Paulo, testes de glicemia (Laborclínica) e acuidade visual (Ótica Diniz) também foram alguns dos serviços oferecidos. Além deles, exames de palpação de mamas, incluindo orientações sobre como se prevenir contra o câncer de mama; testes rápidos de HIV, Hepatite B, Hepatite C e Sífilis; e vacinação contra doenças como febre amarela e tríplice viral também foram realizados com apoio da Prefeitura Municipal de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, e da Faculdade Unincor.

Júlia Gonçalves de Jesus, chefe administrativa da Sengel Construções, participou das ações de saúde. Ela adorou o atendimento: “Conferi a minha glicemia e a pressão arterial. Esse trabalho de promoção à saúde no Dia Nacional é importante porque ajuda o  trabalhador e sua  família a ficarem mais conscientes de que a saúde é um bem, o nosso maior patrimônio”, reflete.

Cultura e diversão para todos

Mesmo sendo um dia para celebrar a responsabilidade social de forma harmoniosa e alegre, o DNCS também tratou de temas sérios. Foi o caso do esquete cênico “Quando Agir?”, do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, apresentado ao lado do deck da piscina, e que abordou a violência doméstica e familiar contra a mulher. A peça foi apresentada pelo grupo de teatro empresarial Todo Cultura e foi aplaudida pelos presentes.

A criIMG_7801ançada também se divertiu na festa do trabalhador da construção civil. Teve muita brincadeira na rua do lazer, área para desenhar e colorir e pintura facial infantil. Mais de 500 livros foram arrecadados, por meio de uma campanha solidária realizada pelo Sinduscon-MG e pelo Seconci-MG, para que crianças, adolescentes e adultos pudessem escolher gratuitamente obras sobre vários temas e autores. E tanto os pequenos, quanto os adultos, puderam curtir a Contação de Histórias realizada no espaço da leitura.

O Torneio de Truco, já tradicional nas edições de Belo Horizonte, foi vencido por Junior Chaves Ribeiro (Monterre Construtora) e Helio da Silva (Trena Terraplanagem). Em segundo lugar, ficaram Wadley Victor e Gleidson Santos, ambos da Mip Edificações.

A programação cultural foi animada pelo esquete cênico “Que Egípcio é Esse?”, sobre o combate ao mosquito Aedes aegpyti, com o Grupo de Teatro Sesi em Cena, e show com Nando Mendes e Banda, que trouxe sucessos brasileiros para embalar a hora do almoço.

O mundo está mudando, e você?

O tema da 13ª edição do Dia Nacional da Construção Social – “O mundo está mudando, e você?” – também ganhou um espaço especial no evento. Lá, os trabalhadores do setor e seus familiares conheceram o Segcon, programa de gestão da segurança no trabalho desenvolvido pelo Seconci-MG que auxilia  as empresas a deixarem os canteiros de obras mais seguros.

Ciente da importância de promover a educação para todos, o DNCS também disponibilizou neste espaço informações sobre a EJA/EaD, nova modalidade de ensino ofertada pelo Sesiminas, que ajuda pessoas que não puderam se formar no Ensino Básico a ter outra oportunidade.

IMG_7722

O DNCS 2019 foi promovido pela Cbic e correalizado pelo Sesi Nacional. Em Belo Horizonte, foi organizado pelo Sinduscon-MG e seu braço social, o Seconci-MG, e conta com parceiros que nos ajudam a oferecer atrações variadas e de qualidade: Laboratório São Paulo, Laboratório Laborclínica, Óticas Diniz, Cemig, Prefeitura Municipal de Betim, Sepadi Betim, Faculdade Unincor, Glaxo SmithKline (GSK), Oral-B e Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

CONFIRA AS FOTOS DO EVENTOhttp://bit.ly/DNCS2019BH