Sinduscon – MG

Curso: Gerenciamento de Aquisições em Obras de Engenharia

Data 23 à 25/03/2009

Local Auditório do Sinduscon

Horário 18:30 às 21:30

Valor(Associado) R$

Valor(Não Associado) R$

OBJETIVOS:O curso visa fornecer aos participantes a estrutura necessária à implantação, operação e fechamento de uma estrutura de aquisições em um projeto, através de uma abordagem Teórico-prática e de estudos de caso. PUBLICO ALVO:Engenheiro Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Ambiental, Engenharia de Telecomunicações, Engenharia Bionergética, arquitetos, negócios internacionais, administradores de empresas enfim, todos os que se interessem pelo gerenciamento de aquisições (compras nacionais e internacionais) em um projeto de engenharia e arquitetura. EMENTA: Funcionamento dos processos de aquisições segundo o PMI (Project management institute), desenvolvimento e implementação de uma estrutura de compras em um projeto, condução e avaliação de processos de aquisição, inclusive sob a ótica tributária, administração de contratos sob a ótica dos processos abordados, condução e avaliação de pleitos e pedidos de ressarcimento, encerramento de contratos. METODOLOGIA: Aulas expositivas, exemplos práticos, filmes e dinâmicas INSTRUTRORES:João Antônio de Almeida Júnior e Geovane Mendes Martins CONTEÚDO PROGRAMÁTICO: 1. Planejamento dos Contratos e Aquisições 1.1 Estrutura organizacional necessária para atender às compras do projeto 1.2 Definição das especificações do projeto. Uso da Tecnologia da Informação. 1.3 Análise do Mercado Fornecedor 1.4 Fluxo de Caixa do Projeto 1.5 Financiamento / aportes de Recursos Financeiros 2 - Preparação dos Contratos e Aquisições 2.1 Análise de FAZER ou COMPRAR 2.2 Análise de ALUGAR ou COMPRAR. 2.3 Seleção dos Fornecedores por Linha / Tipos de Produtos 2.4 Preparação dos documentos de Aquisição 2.5 Definição dos Tipos de Contrato e Garantias. 2.6 Análise e Detalhamento das Especificações 2.7 Elaboração de Cronograma para Recebimento de Propostas e Reuniões Técnicas 3 - Obtenção das Propostas 3.1 Avaliação das Propostas Técnicas/Comerciais 3.2 Definição dos Itens a serem Negociados ou Reorçados 3.3 Tributos em aquisições 4 - Seleção dos Fornecedores 4.1 Planejamento das Negociações 4.2 O processo de Negociação 4.3 Elaboração de novo cronograma e novo fluxo de caixa 4.4 Fechamentos das operações de aquisições. 5 - Gerenciamento dos Contratos e Aquisições 5.1 Elaboração dos contratos 5.2 Coordenação e Acompanhamento dos Contratos e Cronogramas 5.3 O papel do Diligenciador 5.4 Contratos e o Novo Código Civil 5.5 Pleitos: Como receber ou apresentar. Como rebater. 5.6 Cláusulas Punitivas 5.7 A Lei de Licitação 8666 6 - Encerramento dos Contratos e Aquisições 6.1 Aceitação Provisória e Definitiva 6.2 Como tratar sobras / sucatas de obra / projetos / resíduos 6.3 Encerramento administrativo 6.3 Aspectos Legais 7 - Exercícios e Práticas 7.1 Casos Reais 7.2 Modelos e situações genéricas