OBJETIVOS:
O objetivo deste curso é propiciar subsídios técnicos e práticos para procedimentos de auditoria trabalhista na área de Recursos Humanos, bem como habilitar o profissional da área e auditar sua empresa, evitando assim altos gastos com o passivo trabalhista.
PÚBLICO-ALVO:
Gerentes Administrativos, Financeiros, Área de Recursos Humanos, de Pessoal, Chefes e Analistas de Pessoal, Auditores, Advogados, Contadores e demais interessados.
PROGRAMA:
Check List - Admissão de Empregados
• Análise das datas de admissão
• Documentos que devem acompanhar o Contrato de Trabalho
• Análise dos critérios de Seleção e Contratação
• Verificação dos aumentos salariais concedidos (se estes possuem autorização ou amparo legal)
• Sequência das datas de admissão
• Verificar se a Ficha de Registro de Empregado está atualizada
• Atestados Médicos
• Inclusão do CAGED
• Verificação Física (verificar a presença, bem como se o trabalho desenvolvido é condizente com a função para a qual o trabalhador foi contratado)
• Análise da CTPS
Check List - Auditoria em Folha de Pagamento
• Diferenças conceituais entre Salário e Remuneração
• Seleção aleatória de prontuários para cálculos
• Verificação acerca do prazo para pagamento do salário
• Quanto a outros pagamentos (bônus, prêmios etc.),checar critérios para aquisição do direito
• Empregados demitidos – verificação quanto à baixa na Folha de Pagamento
• Adiantamentos Salariais (estão dentro dos prazos e limites estipulados)?
• Realização de Horas Extraordinárias (verificar critérios para realização e respectiva autorização)
• Checar Folha de Pagamento x Crédito em Conta do Funcionário
• Pagamentos de Adicionais (Insalubridade e Periculosidade): checar laudos
• Data-base: checar se está sendo observada (checar indenização dos demitidos)
• Equiparação-salarial: comparação entre prontuários de funcionários que desenvolvem a mesma atividade e verificar aplicabilidade do paradigma
• Salário in natura: verificar existência e critérios
• Exame físico: presença física do empregado x Folha de Pagamento x Ficha de Registro x CTPS
Check List - Contrato de Trabalho
• Requisitos do Contrato: assinaturas, datas, preenchimento, rasuras
• Contrato a Prazo Determinado: análise da duração, prazos e razões da pré-determinação do prazo, bem como questões sindicais aplicáveis (exemplo: prazo menor para contratos a prazo)
• Aprendizes, Portadores de Necessidades Especiais e Estagiários: verificar existência e critérios
• Análise de cláusulas incomuns (como de favorecimento, ou não existentes nos demais contratos)
Check List - Jornada de Trabalho
• Análise das horas extraordinárias – Comparação entre H.E. e cartões de ponto
• Análise do prontuário dos empregados dispensados do Ponto
• Checagem do Relógio de Ponto (se os pontos são assinados, se é o empregado mesmo que marca seu ponto etc.)
• Checagem de compensações
• Análise dos feriados e critérios adotados (compensações)
• Conferência do reflexo das horas noturnas
• Análise dos intervalos e adicionais
• Verificação dos procedimentos que envolvem o DSR (concessão regular, integrações e reflexos nas férias, no 13º salário e no Aviso Prévio Indenizado)
Check List - Auditoria em Férias
• CTPS: atualização
• Duração das férias (ver questão de férias com menos de 30 dias)
• Auxílio-doença e afastamento por acidente do trabalho e repercussões nas férias
• Jornadas reduzidas por lei (telefonistas, médicos etc.) e em tempo parcial (art. 57 A e seguintes, CLT)
• Férias Coletivas: existência e critérios (anotações, comunicados etc.)
• Faltas
• Férias em Dobro
• “Venda das Férias”: legal (abono) e ilegal (férias trabalhadas)
Check List - 13º salário
• Pedidos de Antecipação
• Análise das datas-limite
• Afastamentos e respectivas repercussões
• Conferência entre valores constantes nos recibos e valores pagos
• Ajuste das variáveis
Check List - Auditoria em Terceirização de Mão de Obra
• Levantamento acerca dos critérios para contratação (cotações)
• Análise dos contratos firmados (assinaturas, que assinou etc.)
• Análise da forma e prazo de contratação
• O contratado atende às necessidades do contrato?
• Contratação de atividade-meio o atividade-fim?
• Integração?
PESSOA FÍSICA
• INSS: Retenção e Recolhimento
• IR: Retenção e Recolhimento
• Conferência de documentos que originaram os recolhimentos e retenções
• Análise das Notas Fiscais emitidas pela contratada
• Se Profissional Liberal: análise dos documentos que comprovem inscrição nos respectivos órgãos de classe, e habilitação para o exercício da atividade
PESSOA JURÍDICA
• Checagem da Documentação da Contratada
• Análise das retenções Previdenciárias e de IR
• Conferência dos Documentos que originaram os recolhimentos
• Análise das Notas Fiscais emitidas pela empresa contratada
• Análise da documentação que comprova o registro como empregados, dos funcionários alocados pela contratada, para os serviços com tratados pela contratante (CTPS, Fichas de Registro, Recolhimento de encargos etc.)
• Análise dos pagamentos efetuados pela contratada aos respectivos funcionários (acima mencionados)
• Checagem física do empregado (presença física e CTPS)
• Avaliar outros riscos, como de segurança.
• Integração: foi realizada?
Check List - Segurança e Medicina do Trabalho
• Inspeção prévia
• Análise da existência (ou necessidade de) SESMT
• Análise de existência (ou necessidade de) CIPA
• Análise de existência (ou necessidade de) PPRA
• PCMSO: critérios
• FAP/ NTEP: critérios e cuidados da empresa para adequação e benefício tributário e de prevenção de doenças e acidentes do trabalho
• FAP: turn over como fator de bloqueio da redução do FAP
• Outros critérios relacionados a SMT
Check List - Rescisões de Contrato de Trabalho
• Análise de Prontuários dos funcionários demitidos
• ASO demissional
• Análise da demissão (entrevista demissional)
• Formalidades (CAGED, GFIP etc.)
• Cálculos
• Prazos
INSTRUTOR:
RODRIGO DOLABELA
Advogado e sócio da RFD Cursos e Treinamentos Ltda., escritório integrante da Unidade de Serviços Jurídicos do Sinduscon-MG. Especialista nas áreas trabalhista e previdenciária, segurança e saúde do trabalho, instrutor de cursos, palestras e treinamentos em todo o País; professor do Senai-MG, da AMIS, Moraes Cursos e Representações (SP) e Andrade Silva Advogados (MG e DF). Professor convidado do curso de Pós-Graduação de Gestão de Pessoas da FATEC - Faculdade de Tecnologia do SENAI. Professor convidado do Instituto Superior de Administração e Economia do Mercosul (ISAE/FGV - Fundação Getúlio Vargas). Autor de vários artigos jurídicos, com destaque para A Inconveniência do Aviso Prévio Trabalhado na Rescisão Contratual, considerado como jurisprudência selecionada do TST - Tribunal Superior do Trabalho.
OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.
A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.
ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento.
Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.
DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:
Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.