OBJETIVO:
Capacitar os participantes para organizarem áreas de estocagem, tornando-as ágeis, eficazes e confiáveis, otimizando os recursos da empresa.
PÚBLICO-ALVO:
Almoxarifes, estoquistas e demais profissionais responsáveis pela organização e operação de almoxarifados e depósitos da empresa.
PROGRAMA:
- Conceitos básicos de Logística.
- A importância do almoxarifado e controle de estoques nas empresas:
Introdução,
Localização de materiais,
Classificação e codificação de materiais,
Classificação dos itens – Curva ABC – Lei de Pareto,
Exercícios práticos.
- Inventário físico:
Procedimentos para realização do inventário,
Contagem físicapor classe de produtos,
Ajuste contábil,
Controle Interno para evitar desvios no estoque,
Exercícios práticos.
- Atividades operacionaisno controle de estoque:
Requisição de materiais ao almoxarifado,
Solicitação de compras,
Recebimento de produtos,
Devoluções de produtos,
Armazenamento.
- Avaliação dosestoques:
Introdução,
Custo médio,
Avaliação pelo método PEPS (FIFO),
Avaliação pelo método UEPS (LIFO),
Exercícios práticos.
- Custos de estoque:
Introdução,
Custos do pedido,
Custos de armazenagem,
Custos de manutenção,
Custo total,
Exercícios e estudo de caso.
- Procedimentos de controle e organização do almoxarifado, preservação e prevenção contra acidentes de trabalho.
- O programa 5S no almoxarifado.
- Controle de Estoque (just in time x just in case).
- Equipamentos para Movimentação de Materiais.
INSTRUTOR:
ROBSON BARBOSA
Mestrando em Administração de Empresas, Bacharel em Ciências Contábeis, Bacharel em Administração de Empresas, Pós-graduado em Auditoria Externa, Graduado em Licenciatura Plena na Formação de Professores, Consultor Organizacional e Auditor Contábil, Professor da Faculdade de Tecnologia SENAI BH, e da Escola FIEMG de Líderes Empresariais, Diretor da BR Logística Ltda.
OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.
A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.
ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento.
Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.
DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:
Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.