OBJETIVO:
Capacitar os empresários e executivos das construtoras a planejar e controlar o lucro e o saldo de caixa da empresa com efetividade. Como o ciclo operacional de um projeto de construção civil é muito longo, muitas construtoras tem enfrentado o desafio da falta de caixa, apesar da previsão de lucro ao final do projeto. O Workshop tem o objetivo de buscar soluções e instrumentalizar os participantes com conceitos, métodos, técnicas e ferramentas práticas de gestão financeira e de custos para buscar o equilíbrio entre lucro e saldo de caixa.
Metodologia: Aulas teóricas expositivas intercaladas com sessões de exercícios de aplicação pratica.
Carga horária:
16 horas divididas da seguinte forma: 08 horas teóricas de treinamento no primeiro dia (todas as construtoras juntas), horas individuais para cada construtora a partir do segundo dia com horário pré-agendado com o professor, totalizando 08 horas.
Resultado do Workshop: cada executivo ou empresário receberá todo o material do treinamento, tanto impresso quanto digital e uma série de ferramentas práticas para controle financeiro e de custos para aplicar em seus projetos, além de uma consultoria técnica para elaborar um Plano Operacional prático eficiente para sua empresa.
PUBLICO ALVO:
Empresários e executivos de todas as áreas de negócios, interessados em entender os conceitos, métodos, princípios e sistemas adequados para se realizar uma Gestão de Tesouraria efetiva na construção civil (todas as empresas da cadeia produtiva) e garantir os resultados financeiros desejados.
PROGRAMA:
- Fundamentos em Finanças,
- Prazo Médio de Cobrança de Clientes,
- Prazo Médio de Pagamento a Fornecedores,
- Controle do Estoque de Materiais de Construção e Acabamento,
- Ciclo Financeiro das Construtoras,
- Redução de Custos de Produção e Produtividade,
- Apontamento de Mão de Obra Direta,
- Alocação de Materiais em cada Projeto,
- Gestão de Tempo e Custos em Projetos de Construção Civil,
- Técnicas de Previsão de Compras,
- Cálculo da Necessidade de Capital de Giro,
- Efeito Tesoura,
- Caixa mínimo operacional,
- Capacidade de Auto Financiamento, Empréstimos e Financiamentos,
- Plano Estratégico em Finanças e Custos para Construtoras.
INSTRUTOR:
PROF. DR. JERRY MIYOSHI KATO - Graduado em Administração pela UEL, Especialista em Finanças pela UniFAE, Mestre e Doutor em Engenharia de Produção pela UFSC. Executivo sênior com passagem pelo HSBC, Vanzin e Penteado Advogados, Britânia S/A e FESA Global Recruiters. Realização viagens profissionais aos EUA, Inglaterra, Singapura e Argentina. Dezenove anos de experiência nas Áreas de Operações e Finanças com atuação em Planejamento Estratégico, Controladoria, Custos e Projetos. Atualmente é professor convidado do IBMEC, FGV e UTFPR, tendo artigos publicados no Brasil e EUA. Treinamentos ministrados para Exxon Mobil, HSBC, Nissei, Sulista, Volvo, Timsul, CEF, Copacol, Coasul, Copagril, Cooperativa Lar, Frimesa, Ecovia, Primato, Volkswagen, Kraft Foods, GRPCOM, CVRD e ALL Logística. É Diretor da Pisconti e Kato, consultoria especializada em Estratégia, Finanças e Gestão de Processos, atendendo a LS Castro Imóveis, Posinfo, Editora Positivo, RGB Importação e Comércio, BSI Imports Ltda., Aton Technologies, Cavaguti Caminhões, Odapel Autopeças, Eletro Máquinas e Ferragens, Rumo Auto Peças, Sicredi, Estaleiro Kalmar, Menegotti Fundições, JR Serviços, Huhtamaki, La Violetera, Ultra Engenharia, CSM Equipamentos, Evidence Farmácia, Kazza Mix e Balu Sementes nos estados de PR, CE, MG, SC, SP e RJ. É também Diretor de Operações da Móveis Romera Ltda. Autor do livro Curso de Finanças Empresariais da Editora M. Books.
OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.
A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.
ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento.
Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.
DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:
Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.