OBJETIVO:
Atualizar os participantes quanto à correta apuração do Imposto de Renda e demais tributos (CSLL, PIS, COFINS) nas operações de compra, venda, incorporação, desmembramento, permuta e desapropriação de unidades imobiliárias; em operações praticadas por pessoas físicas e jurídicas, com ênfase ao cumprimento das obrigações acessórias (dentre elas a DIMOB - Declaração de Informações sobre Atividades Imobiliárias e a DOI - Declaração sobre Operações Imobiliárias).
PROGRAMA:
1. Introdução ao Sistema de Contabilidade Imobiliária;
2. Equiparação de Pessoa Física a Pessoa Jurídica - condições, rotinas contábeis e tributárias, obrigações;
3. Sociedade em Conta de Participação - SCP;
4. Sociedade de Propósito Específico - SPE;
5. Patrimônio de Afetação;
6. Consórcio de Empresas;
7. Condomínio;
8. Parceria Imobiliária;
9. Análise geral da Instrução Normativa 84/79 e suas alterações;
10. Conceitos Básicos;
11. Registro e Controle de Estoques de Imóveis;
12. Formação de custo de obra (custos pagos, incorridos, orçados e contratados);
13. Contabilização dos custos;
14. Apuração e contabilização do resultado das vendas à vista e a prazo;
15. Diferença entre o custo orçado e o curso realizado - tratamento fiscal;
16. Tratamento tributário dos juros e atualização monetária nos contratos de vendas a prazo;
17. Permuta de Imóveis - tratamento contábil e tributário;
18. Tributação do Patrimônio de Afetação das incorporações imobiliárias - Lei 10.931/04;
19. DIMOB e DOI;
20. Apuração do IRPJ, CSLL, do PIS e da COFINS nas operações imobiliárias;
21. Reflexo Tributários e Contábeis das Novas Internacionais Contábeis na Atividade Imobiliária - MPV 627, ICPC 02 e OCPC 01.
INSTRUTOR:
EVARLEY DOS SANTOS PEREIRA - Consultor Jurídico, Contador-Tributarista, Auditor, Professor, Perito Judicial, Ex-Gerente da filial COAD-MG, Pós Graduado em Planejamento Tributário, Auditoria e Gestão Tributária, especialista em tributos federais, estaduais e municipais, apresentador e instrutor de inúmeros cursos, seminários e palestras para entidades como Conselhos Regionais de Contabilidade, Sindicato de Contabilistas em Minas Gerais, SENAI, FIEMG, Escola de Lideres FIEMG, SESCOOP, SINDUSCON-MG, SENAC, SEBRAE, AMIS, Revistas Fiscais Verbanet, Informare e COAD, assessor de empresas e autor de trabalhos.
OBS: Com o objetivo de oferecer oportunidade para todos os nossos associados, as inscrições estão limitadas a dois participantes por empresa, enquanto houver disponibilidade de vagas.
A realização deste curso dependerá do número mínimo de participantes, podendo ser adiado ou cancelado pelo Sinduscon-MG.
ATENÇÃO: A inscrição somente será efetivada após o pagamento do boleto bancário, até a data de vencimento.
Importante! As inscrições pagas serão confirmadas 2 dias úteis antes da data de início do curso, por e-mail.
DEVOLUÇÃO DE TAXA DE INSCRIÇÃO:
Somente será feita a devolução de taxa, mediante informação e cancelamento da inscrição 2 (dois) dias úteis antes da realização do evento, por e-mail (ctreina@sinduscon-mg.org.br). O não comparecimento ao evento implicará na perda do valor da inscrição.